Categorias
Cães Curiosidades Destaques Pets

Sinais de alerta na saúde do seu cão

Problemas cardiológicos e nas articulações, insuficiência renal e hepática, alterações no funcionamento de outros órgãos, infecções, alergias, tumores… vale a pena conhecer alguns sinais de alerta que denunciam males assim que começam a surgir.

Olhos

Falta de brilho, vermelhidão e secreção podem ser sintomas de conjuntivite tanto em cães como em gatos. Manchas brancas algumas vezes podem indicar catarata nos cães.

Patas

Algumas alergias fazem o cão lamber a parte dos pés que fica em contato com o chão, causando mudanças na cor. Pulgas e carrapatos também gostam de se esconder ali. Para os gatos, deve-se observar lesões em unhas e coxins ( a parte molinha da sola do pé).

Pelagem

Alergias, alterações hormonais e várias doenças afetam o pelo. Então, fique atento se ele estiver sem brilho, caindo demais ou com falhas ( e isso vale para cães e gatos).

Rabo e genitália

Se o animal não puder levantar a cauda, talvez alguma vértebra esteja fraturada. Já fêmeas que lambem muito os genitais podem estar com secreções causadas por uma infecção no útero.

Focinho e boca

Cães e gatos com anemia apresentam gengiva esbranquiçada (quando você aperta a gengiva, o sangue demora a voltar). Já problemas de fígado deixam a boca amarelada. Nos felinos, pode ser sinal de lipidose ( acúmulo de gordura no fígado) e nos cães é o sintoma mais comum da hepatite. E doenças transmitidas por carrapatos, como a erliquiose canina, podem desencadear o sangramento nas narinas.

Orelhas

A otite, uma infecção no ouvido comum em cães e gatos, causa coceira, mau cheiro e deixa manchas vermelhas na parte interna da orelha.

Com o passar dos anos, o organismo precisa de mais atenção. Os cães idosos devem visitar o veterinário pelo menos três vezes ao ano – e, algumas vezes, até mais que isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *