Categorias
Cães Curiosidades Destaques Gatos

Rações terapêuticas: aliadas no combate a doenças

Conheça a importância desses alimentos para cães obesos, cardiopatas, diabéticos, entre outros

Infelizmente nossos cães podem ficar doentes. Para ajudar a controlar ou para evitar que as doenças evoluam e se agravem ainda mais, podemos contar com vários tipos de rações terapêuticas. Esse alimento pode proporcionar qualidade de vida auxiliar a condição de saúde de cães obesos, diabéticos, cardiopatas, com complicações dermatológicas e doenças renais.

A principal função desses grãozinhos diferenciados é evitar a sobrecarga do órgão que não está funcionando bem. É necessário ressaltar que a ração, por si só, não garante a cura do problema. Por isso, o pet doente deve ser tratado com remédios que, junto com a dieta adequada, auxiliarão a evitar a evolução da doença. É essencial salientar que as rações terapêuticas não são medicamentosas, ou seja, não há quaisquer medicamentos nelas. O que elas oferecem é apenas o ajuste de nutrientes em função da deficiência em questão.

Sabe-se que a quantidade de alimento, seja ele de manutenção ou terapêutico, oferecida ao cachorro é muito importante. Em caso de cães saudáveis, por exemplo, o excesso ou a falta de controle podem levar a obesidade. No caso de pacientes em tratamento específico, o exagero pode sobrecarregar o órgão comprometido, e a ingestão insuficiente também pode gerar desequilíbrios nutricionais e sobrecarga. A frequência e o uso das rações terapêuticas são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Os alimentos desse tipo somente devem ser fornecidos quando prescritos por um veterinário e nas condições por ele indicadas. Existem tipos de rações para doenças específicas. O momento ideal para oferecê-las vai depender do tipo de complicação que o cachorro apresenta e se tem outros problemas concomitantes.

É fundamental destacar que a dieta coadjuvante tem níveis nutricionais muito distintos para cada tipo de problema. Algumas são indicadas para o uso continuo e outras podem ser utilizadas apenas por um determinado período, conforme orientações do médico veterinário. O uso de maneira errada pode oferecer riscos à saúde do paciente.

Na Terra Zoo você encontra rações terapêuticas de diversas marcas para os mais variados tipos de doenças. Também dispõe de orientação veterinária para a forma correta de usá-las em benefício da saúde do seu cão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *