Categorias
Coelho Curiosidades Destaques Pets

Qual o melhor pet silvestre

Antes de mais nada, é preciso saber se você vai dispor de tempo para cuidar do seu novo pet, pois não é interessante ter um animal de estimação com o qual não se consegue interagir.

Importante observar, que diferentemente de cães e gatos que têm instinto de caçadores, a maioria dos animais silvestres são presas na natureza, com tendências a se esconder e fugir, o que vai exigir de nós, mais tempo e paciência para interagir.

No quesito interação, os coelhos são os mais fáceis de se relacionar por serem muito espertos e inteligentes, além de serem “fofinhos”, e por estarem relacionados à figura do “coelhinho de páscoa” gozam de grande popularidade. Por estas e outras, os coelhos são os campeões na escolha de pets silvestres. Contudo, eles mordem e arranham facilmente quando acuados, possuem ossos leves e fracos, e musculatura forte, ideais para fugas, portanto são péssimos para contenção, por isto não são recomendados para crianças muito pequenas ou sem paciência.

Logo a seguir na preferência estão os porquinhos da índia. São menos agressivos e menos frágeis também, por isto são mais recomendados para crianças, porém nem sempre são curiosos, e normalmente são medrosos, dificultando a interação com seus tutores.

Se sua opção for por adquirir um hamster, os hamsters anões, por serem menores do que os sírios, têm frequência maior de preferência, porém são pets mais exigentes e irritadiços. Por isso, o hamster sírio é mais recomendável. Importante observar que diferentemente dos coelhos e porquinhos da índia, os hamsters têm comportamento individualista, por isto não é conveniente colocar mais de um hamster na mesma gaiola. Além disso são animais noturnos (tendem a dormir o dia inteiro) e são muito ativos e metódicos, podendo fazer barulhos durante a noite inteira (melhor não os deixar no seu quarto se você quiser dormir).

Existem vários tipos de gaiolas e brinquedos disponíveis para que o seu hamster se divirta e você também, uma vez que é bem legal observar as peripécias que eles costumam fazer enquanto se exercitam na gaiola.

Os ratos são os últimos colocados nas escolhas mais comuns entre os roedores, talvez pela relação natural que se faz entre ratos e lugares sujos. Outro aspecto que causa repulsa é a calda longa e pelada. Porém, enquanto pets, os ratos são excelentes, apesar de viverem pouco. Criadores de ratos costumam dizer que quem já teve um, sempre terá outros.

Nas lojas da Terra Zoo você encontra uma grande variedade de gaiolas, brinquedos, alimentos e acessórios, para o seu roedor de estimação, seja ele qual for.

Existem vários animais silvestres que se tornaram populares enquanto pets. Antes de pensar em comprar e adotar um, é interessante observar primeiro que eles precisam de cuidados específicos. De acordo com o IBAMA, alguns animais silvestres não podem ser criados como pets, a não ser que sejam adquiridos em criadouros legalizados pelo órgão, se for o caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *