Categorias
Adoção Cães Destaques

Preparando a casa para ter um cão

Uma área protegida do excesso de calor e da chuva, um pedaço de pano, água e comida e mais alguns apetrechos para brincar – os nossos amigões não exigem muito.

Importante organizar um local na sua casa para o seu cão ficar. Um local exclusivo para ele. E é preciso adaptar o filhote a esse lugar logo ao chegar. Assim, se ele for de alguma raça de grande porte, nada de mantê-lo dentro de casa no começo para, depois, simplesmente colocá-lo no quintal. É melhor decidir logo onde será sua morada definitiva para que ele se adapte mais facilmente.

Cuidado com os locais da casa que representem perigo

Se o seu cachorro não for treinado, barre o acesso à piscina, onde é muito comum acontecer acidentes, na maioria das vezes fatais. Cuidado também na área de serviço e na cozinha: fogão, lixo, produtos de limpeza, remédios e produtos de jardinagem precisam ficar bem fechados e distantes do seu cão.

Na hora de dormir

Há camas de todos os tipos, algumas feitas para cães que vivem em casa e outras para animais de apartamento. Seja como for, sempre prefira as fáceis de lavar, feitas com tecidos impermeáveis. As de náilon, por exemplo, precisam ser forradas com panos de algodão, que garantem maior conforto. As camas devem isolar o animal do chão, protegendo-o do frio e da umidade. Por isso mesmo, em alguns casos, pode ser necessária a utilização de um estrado, entre o chão e a cama, com essa finalidade. Dê preferência aos estrados de plástico, que são fáceis de higienizar.

Cuidado com as escadas

Elas oferecem risco de queda para os filhotes mais afoitos. Só depois de crescerem o sobe e desce está liberado – desde que sem exageros, pelo menos até a terceira idade. Com o passar dos anos, muitos cães sofrem com dores na coluna e, por isso, precisam passar longe dos degraus. Aliás, as raças Dachshund e basset devem evitar escadas em qualquer fase da vida. É que elas são predispostas a ter doenças de coluna e os degraus só pioram a situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.