Categorias
Curiosidades

Marianinha-de-cabeça-amarela, um excelente pássaro de estimação.

Quem disse que só cães e gatos interagem com seus donos? Muitas aves adoram um carinho, como o Mariano, passáro da espécie Marianinha-de-cabeça amarela, que foi eleito Mascote da Terra Zoo. Boa praça, o pássaro sempre interagiu com os clientes e funcionários da loja, que adoram brincar com ele. Na foto Mariano é visto recebendo o carinho de Renan Weber, Gerente do Departamento Pet da Terra Zoo.

maria

Um dia Mariano foi vendido e choveram manifestações dos clientes tanto na loja quanto na internet pedindo por sua volta. Por sorte, o novo proprietário resolveu devolver Mariano e trocá-lo por outro pássaro, um canário, de porte menor e cantador. Para a alegria da clientela da loja, Mariano voltou, e então decidiram nunca mais vendê-lo.
A Marianinha-de-cabeça-amarela é um pássaro da família Psitaciddae. E conhecida como marianinha e periquito d’anta, devido ao seu timbre de voz que ecoa parecido ao da anta.   Seu comprimento mede cerca de 27 cm, chega a pesar até 170 gramas. Sua alimentação é de frutos, néctar e pétalas de flores. Alimentos balanceados próprios para a espécie podem ser encontrados na Terra Zoo.

A sua reprodução é geralmente no mês de janeiro, seu ninho é feito nos buracos de árvores. Põe ovos na cor branco-amarelados. Normalmente vivem na copa de florestas úmidas de terra firme, capoeiras e várzeas. Andam em pequenos bandos e em pares.
Você pode encontrá-los no sul do Rio Amazonas, nordeste do Brasil também. No exterior, pode ser encontrada ao norte da Bolívia e no Peru, no sudoeste.
E um belo periquito, que traz a alegria e diversão para a garotada e para toda a família. Se destaca por seu jeito brincalhão e que traz admiração por onde quer que ande. Um tipo de ave admirável e que todo mundo quer ter em sua casa. Mas para evitar o contrabando e comércio ilegal de animais silvestres, deve ser comprada somente em  lojas ou criadouros autorizados pelo IBAMA.
Algumas curiosidades interessantes:

  1. Tem sua expectativa de vida bem longa cerca de 40 anos;
  2. Tem o porte pequeno, é alegre e muito brincalhona; E pode ser criada como animal de estimação;
  3. Muito usada em shows de aves amestradas pelo fato de aprender e gostar com facilidade de truques e habilidades;
  4. Apresenta pouca capacidade de reprodução de fala;
  5. Também é uma ave que não dá para saber o seu sexo, apresenta dimorfismo sexual.
  6. Conhecida por ter lindas plumagens com cores variadas;

Uma resposta em “Marianinha-de-cabeça-amarela, um excelente pássaro de estimação.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *