Categorias
Novidades

Exposição de cães de raça – Fique por dentro

A Terra Zoo da Forquilha, vem sediando várias exposições de cães de raça. Um programa diferente, que sempre agrada crianças e adultos, que podem apreciar de perto, em uma arena coberta, a apresentação de 150 cães de 42 raças diferentes.

Em setembro de 2015 foram oito exposições pan americanas, com juízes brasileiros e de outros países, como Bolívia, Perú, Uruguai e Chile. Batizada de Primeira Exposição Delta do Parnaíba, por ter sido realizada em conjunto pelos Kennel Clubs do Maranhão e do Piauí, a exposição atraiu expositores de vários estados. Aberta ao público em geral, o evento atraiu criadores veteranos de cães e leigos no assunto.

Vista panorâmica da pista de apresentação de cães

Se você assistiu pela primeira vez à uma exposição de cães, deve ter se perguntado o que pessoas de ternos e blazers faziam correndo com cachorros ao redor de uma arena, quase que como se estivessem em uma procissão. De um lado um Fila Brasileiro enorme, de outro um minúsculo Chihuahua, ou ainda um Bulldog Inglês, com aquela cara achatada de mau, mas que na verdade, não passa de um excelente cão de companhia.

O diretor da Terra Zoo, Marcio Brasil, sorteando brindes entre os presentes

A primeira vez que se vai a uma exposição de cães,  quase sempre não se entende nada. Para um leigo, o máximo que se consegue é apreciar as diferentes raças. Você pode até ser advertido,  por “passar a mão” inocentemente na cabeça de algum cão em uma destas exposições, já que horas de trabalho podem ir por água abaixo, assanhando sem querer, um penteado de um poodle ao tentar fazer um carinho.

Juiza comprimenta o apresentador da raça Basset Hound pela vitória no grupo

Pois bem, exposições de beleza de cães, são eventos nos quais cães de raça pura, competem uns contra os outros, baseados em seus padrões de raça. ” O termo beleza refere-se a atributos físicos dos cães, incluindo aparência e estrutura do corpo”, explica Marcio Britto, criador e expositor de cães da raça bulldog francês, que já importou para o Maranhão exemplares dos melhores canis do mundo, e que pela qualidade de sua criação, está sempre ganhando exposições tanto no Brasil quanto no exterior.  Seu cão importado da Bélgica, de nome Loco Loco de La Parule, por exemplo, ganhou em junho de 2015, em Milão na Itália, o título de Campeão Mundial da raça bulldog francês,  vencendo outros 357 cães da mesma raça, além de já ter conquistado o título de campeão em 10 países diferentes. Uma verdadeira celebridade canina!!!

Juiz observa cães finalistas para escolher o melhor

Algumas exposições de beleza de cães, de tão famosas reúnem milhares de cães. Se o American Kennel Club promove o Westminster, no Madson Square Garden em NY reunindo mais de 2.000 cães, sendo a exposição mais famosa dos Estados Unidos, a Inglaterra sedia a maior exposição de cães do mundo – a Crufts Dog Show, que este ano reuniu mais de 21 mil cães de diversos países, vindos de 45 países diferentes. Na Crufts, durante quatro dias, os cães participaram de uma série de competições, que avaliaram quesitos como beleza, porte físico e agilidade. O evento é uma tradição de mais de um século: a primeira edição foi realizada em 1891, organizada por Charles Cruft, um apaixonado por cães, explica Ronan Weber, gerente do setor pet da Terra Zoo.

Cadela da raça Fila Brasileiro com seu apresentador

Essas exposições são populares entre os entusiastas e aqueles que gostam de cães de raça pura.  Na verdade, participar de uma exposição pode ser bem caro para os donos dos cães, levando-se em conta os custos com os cuidados com o animal e as viagens. Depois de mais de um século, as exposições ainda são bastante populares.
Em uma exposição, primeiro são escolhidos os cães mais bonitos de cada raça. Depois este cães, competem com os de outras raças dos mesmos grupos dos quais fazem parte. Diferentes raças são agrupadas de acordo as aptidões. Exemplo poodle, shih tzu, chihuahua e maltês, pertencem ao grupo de cães de companhia, enquanto Dobermann, Rotweiller e Dogue Alemão são cães de guarda. Ao todo são 10 grupos. Escolhe-se então os melhores de cada grupo e no final, o  melhor cão da exposição.

Apresentadora exibe cão da raça Sptiz Alemão

EXISTEM TRES TIPOS DE EXPOSIÇÃO
1. Exposição Geral de Todas as Raças: é um evento de âmbito geral onde entram todas as raças que, depois, são comparadas entre si para avaliar o nível geral da criação de cães. Dividem se em:
Exposição  Nacional – julgada por um Árbitro de grupo ou de todas as raças onde os cães participam de Campeonato Nacional.
Exposição  Pan Americana – julgada por um Árbitro de grupo ou de todas as raças onde os cães participam de Campeonato Pan Americano.
Exposição  Internacional – julgada por um Árbitro de grupo ou de todas as raças onde os cães participam de Campeonato Internacional.

2. Exposição Especializada de uma Raça é uma mostra na qual só participam exemplares da mesma raça e têm o objetivo de esmiuçar as qualidades e faltas particulares da raça analisada. Julgada por um Árbitro especializado, normalmente, criador da raça.

3.  Match de raça é um evento de âmbito regional, julgada por um criador da raça que promove o evento com o objetivo de formar futuros Árbitros de Exposições.

Apresentador tenta chamar a atenção para o cão que está apresentando

COMO FUNCIONAM AS EXPOSIÇÕES CANINAS- O ritual da exposição passo a passo.
1.  Julgamento das raças – na primeira etapa da Exposição as raças são separadas por Grupos e cada raça de cada grupo é examinada separadamente, obedecendo ao seguinte ritual:
a) Julgamento das classes – as classes são separadas por sexo, idade e título. Primeiro as fêmeas e depois os machos.
Na classe filhote são avaliados e classificados os cães com idade entre quatro e seis meses.
Na classe Novíssimos seis meses e um dia e os doze meses.
Na classe Juniores são avaliados e classificados os cães com idade entre os doze meses e um dia e os vinte e quatro meses.
Na classe seniores são julgados os cães na faixa etária de mais de vinte e quatro meses que ainda não tenham títulos, para disputar o título de Campeão.
Depois vem a classe campeonato onde são julgados os exemplares que já tenham obtido o título de campeão, para disputar o Grande Campeonato.
Na Classe Grande Campeonato só participam os Grande Campeões.

Apresentador oferece petisco a um cão da raça Golden Retriever

b) Julgamento do Melhor da Raça – uma vez selecionados os vencedores das classes, a etapa seguinte é o julgamento do Melhor Machoentre os machos e da Melhor Fêmea entre as fêmeas. O julgamento da raça termina com o julgamento do Melhor da Raça e o Reserva da Raça entre o macho vencedor e a fêmea vencedora. No julgamento do Reserva da raça entram também os Reservas Macho e os Reserva Fêmea conforme o caso. Se o macho ganhar, entra o Reserva Macho para disputar com a Melhor Fêmea, o Reserva da Raça e vice versa.
2.  Julgamento dos grupos
Os grupos são separados em 10, segundo o critério da FCI:
Grupo  1 – Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços)
Grupo  2 – Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços.
Grupo  3 – Terriers.
Grupo  4 – Dachshunds.
Grupo  5 – Cães Spitz e Tipo Primitivo.
Grupo  6 – Sabujos e Cães de Pista de Sangue.
Grupo  7 – Cães de Aponte.
Grupo  8 – Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água.
Grupo  9 – Cães de Companhia.
Grupo 10 – Lebréis ou galgos.

Apresentador de cães é chamado de handler, na foto o handler exibe o cão da raça Basset  Hound

Os vencedores de raça, agora vão disputar os melhores dos grupos, assim, um a um entram novamente em pista os vencedores das raças pertencentes ao primeiro grupo. Desses cães são pescados os quatro melhores do grupo 1. Em seguida entram os vencedores do grupo 2 e, com o mesmo procedimento, são selecionados os quatro melhores do grupo 2 e assim por diante até o grupo 10.

A bulldog francesa importada da Dinamarca com o proprietário Marcio Britto e juízes de vários países

3.  Julgamento do Final da Exposição
Os vencedores de grupo, agora vão disputar o Melhor da Exposição, assim, um a um entram novamente em pista os vencedores dos grupos. Desses cães são selecionados os quatro Melhores da Exposição começando pelo Melhor da Exposição (Best-in-Show). Após entrar o reserva do vencedor o Árbitro seleciona o Segundo Melhor da Exposição e assim por diante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *