Categorias
Cães Pets

Hora do passeio: diferentes tipos de guias e coleiras

Coleira simples: Tradicional, ela fica presa ao redor do pescoço do cão. Na parte de cima possui mosquete para a colocação da guia. Recomenda-se deixar uma folga de dois dedos para não sufocar o animal. É recomendada para cães muito agitados e fortes, pois depende muito da força do tutor para controlá-lo.

Guia: Produzida com diversos materiais e em diferentes tamanhos, ela é a “corda” que seguramos durantes o passeio. Podem ser únicas duplas e até triplas, para dois ou três cachorros. Ela deve ser escolhida de acordo com o peso e a tração do cão e deve ligar a coleira do cão à mão do tutor sem que haja tensão. Com esse equipamento é possível corrigir o comportamento indesejável, aplicando uma rápida tensão firme, porém delicada.

Guia retrátil: Apesar de popular, ela não é muito recomendada para passeios por possibilitar que o cachorro se afaste do tutor, aumentando assim o risco de acidentes, como atropelamentos. Caso utilize-a, o tutor deve ficar muito atento a região onde está passeando com o animal, verificando se não há perigo.

Coleira peitoral: Presa ao tronco do peito do cão, ela não deve ser colocada com muita folga no corpo do animal, pois o equipamento aumenta a força de tração dele. Não é a mais indicada para cães que não se comportam durante o passeio. O peludo precisa realmente andar ao lado ou atrás de seu tutor. Esse equipamento não permite correções de comportamento.

Headcollar: Apesar de lembrar uma focinheira, o cão fica livre para, exceto quando o tutor a fecha puxando a guia. O equipamento possui duas tiras de nylon macias – uma fica posicionada no alto do pescoço, bem atrás das orelhas, e a outra, frouxa e confortável, em volta do focinho. Facilita a condução do cão sem machuca-lo, já que não há necessidade de fazer muita força para guiá-lo. É indicada para adestramento e para animais de grande porte ou com problemas de comportamento.

Coleira do tipo enforcador: Atualmente, grande parte dos profissionais do ramo não indicam esse tipo de coleira para leigos, pois há riscos de causar lesões á traqueia do animal, devido á soma de impacto de forças do condutor com a do cão. É necessário dominar o manejo dessa coleira antes de adota-la, caso contrário o tutor poderá machucar o animal, ou seja, é indicada apenas para profissionais.

Peitoral easy walkFaz pressão nos músculos peitorais quando tracionada com força e desestimula o cão a continuar. Uma coleira com a mesma função é a gentle leader. Quando o cão puxa, a cabeça vira automaticamente em direção ao condutor, o que impede de ir para frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *