Categorias
Cães Destaques Pets

Como fazer com que seu cão se sinta especial?

Retribua o carinho e atenção que você recebe do seu cão!!!

Leve-o para passear

Existem locais próprios e seguros para que o dono e o cão passem momentos de lazer. Em geral, cães gostam muito de conhecer novos ambientes, porém é fundamental avaliar individualmente cada cão, pois animais medrosos ou ansiosos podem agravar essas emoções em ambientes desconhecidos.

Passem tempo de qualidade juntos

Tirar uma folga no trabalho para ficar o dia com seu amigão peludo ou, ainda, aproveitar o pouco tempo livre que tem no dia para realmente fazer atividades com ele é uma ótima forma de mostrar o quanto ele é especial.                                                                                       

Uma forma de passar tempo de qualidade com o cão é o adestramento. Ensinar comandos é uma forma de entender como os cães aprendem, ajuda o animal a ter mais foco no tutor, o estimula mentalmente e facilita a comunicação cão/tutor.

Mude o foco das redes sociais

Ao invés de passar horas postando fotos e navegando nas redes sociais, que tal passar menos tempo online e mais tempo com o pet? Aliais, usar as redes sociais para criar perfis dos animais virou uma forma de mostrar para o mundo todo o amor que temos por nossos peludos. Alimentar um perfil com momentos, vídeos e fotos do dia a dia de vocês pode ser divertido para ambos.

Converse com ele

Enquanto estiver fazendo o jantar ou limpando a casa, converse com seu cão. Ele não vai entender uma palavra que você diz, mas o fato de você estar lhe dando essa atenção mostra que você se importa com ele e melhora a ligação entre vocês. Estudos apontam que cães gostam de ouvir a voz do dono ainda mais se estivermos dizendo palavras que eles conseguem entender por associação, como o famoso: “Vamos passear”.                                                                                                                                                

Ou seja, conversar com o pet também é uma maneira de estimular a mente dele. Além disso, conversar é uma técnica bastante usada por terapeutas e psicólogos, pois permite que os pacientes desabafem seus problemas diante de um ouvinte eu não emite opinião ou julgamentos.

Dê brinquedos para ele

Oferecer brinquedos diferentes ou até fabricar brinquedinhos com garrafas pet, meias velhas, coco verde e outros objetos que temos em casa é mais uma forma de mostrar ao pet que você se importa com ele, e não quer que ele fique entediado.                                                              

O que dos adestradores indicam, no geral, é que se faça um rodizio desses brinquedos para que seja sempre uma novidade agradável brincar com eles. É claro, tomar o cuidado de oferecer itens seguros para os cães, que não soltam pedaços, por exemplo, quando a brincadeira acontece sem a supervisão do tutor.

Estreite os laços afetivos com seu cão, dando muito carinho, atenção e respeitando-o. Esse tipo de interação traz conforto, relaxamento e alegria tanto para o seu mascote, quanto para você também. Um estudo conduzido pelo Centro Nacional de Informações em Biotecnologia (NCBI, em inglês) nos Estados Unidos, revelou que acariciar um animal de estimação reduz a pressão sanguínea da pessoa, por isso, pode até nos acalmar em momentos de estresse. O carinho é uma troca de prazer e bem-estar para ambos.

É comum que o carinho seja utilizado por nós como recompensa pelo bom comportamento dos cães. Dessa forma, o toque se torna a parte importante durante o processo de socialização dos cães com pessoas e, por isso, precisam ser acostumados desde pequenos com esse tipo de contato. O carinho auxilia na obediência, treinos e no convívio entre ambos. As carícias, inclusive, trazem benefícios até mesmo para o dono.

Não deixe seu amigo canino sozinho durante muito tempo. A monotonia e a sensação de se sentir solitário pode até causar distúrbios comportamentais. Por isso, se preciso, avalie a possibilidade de inserir um novo membro na família canina. Tente organizar algum programa para ser feito enquanto não há pessoas na casa. Por exemplo, sair com passeador, ir à creche, tomar aulas de adestramento.

Nos fins de semana, procure sempre incluí-lo nos programas. Pesquise novas formas de se divertir ao lado de seu companheiro canino. Caso ele seja rápido e adore saltar, tente brincar com arremesso de disco, por exemplo. Outra opção é o agility, esporte praticável por cães em geral. Além do estimulo físico, a atividade proporciona altíssima cumplicidade entre o animal e condutor, incentiva a obediência e, se a dupla se sair bem, pode se divertir competindo. Claro, sempre respeite o limite do seu animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *