Categorias
Cães Destaques Gatos Pets

Depressão em animais, é possível?

Animais também sofrem com depressão. Ainda faltam trabalhos que expliquem exatamente o que acontece no cérebro dos animais melancólicos, mas alguns apresentam um distúrbio muito parecido com a depressão dos seres humanos. Embora os gatos pareçam menos sentimentais, eles também sofrem com problemas desse tipo.

Causa

Grandes mudanças, separações e solidão são os principais fatores por trás do quadro depressivo.

Como identificar

O pet passa, então, a recusar comida e brincadeiras. Muda drasticamente de comportamento e fica arredio.

Prevenção

O melhor remédio contra a depressão é levar seu amigo para passear. Além do benefício da atividade física – como a produção de neurotransmissores ligados ao bem-estar no cérebro, as caminhadas estreitam o contato com o dono. Passear ou brincar com o seu cão vai com certeza combater o baixo-astral do seu querido bicho de estimação. Então, se o seu cão estiver triste, convém redobrar a atenção e as brincadeiras com ele.

Sintomas

A angústia em cães geralmente é sinalizada pela mania de se lamberem freneticamente. Alguns, de tanto fazer isso, até ficam com feridas graves nas patas. Entre os felinos, é o dorso que acaba machucado por essa compulsão.

Diagnóstico

O veterinário, primeiro, deve afastar a hipótese de problemas físicos por trás dos sintomas. Afinal, a apatia pode ser sintoma de alguma outra doença.

Tratamento

A terapia a base de homeopatia ou com florais costuma ser bastante eficaz para recuperar a alegria de um pet tristonho. Em casos extremos, o veterinário poderá lançar mão de medicamentos alopáticos, como antidepressivos e ansiolíticos. Se mesmo com esses cuidados você notar sinais de alteração emocional no seu mascote, leve-o a um especialista em comportamento animal para que ele defina o melhor tratamento. Você sabia que já existem psicólogos especializados em comportamento animal.

As sessões consistem em treinamentos e na exposição gradativa ao fator estressante. Isso fará com que o animal se dessensibilize em relação ao possível trauma, facilitando sua adaptação a situações desfavoráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *