Categorias
Cães

WEST HIGHLAND WHITE TERRIER

A raça nasceu do cruzamento de cairn terrier (o totó de O Mágico de Oz) no oeste da Escócia no final do século 19 pelas mãos do coronel E.D. Malcolm. Durante uma caçada, oficial matou seu cairn terrier ao confundi-lo com um coelho. Inconsolável, decidiu fazer um cruzamento seletivo entre terriers para originar mascotes brancos como a neve, mas fáceis de serem reconhecidos à distância. Por causa do porte diminuto, conseguem se meter em tocas atrás de roedores de qualquer espécie.

São tão destemidos que, não raro, ficam presos em túneis e canais onde se enfiam atrás das presas. Para serem salvos, latem alto. Seu rabo longo e resistente facilita  sua sobrevivência. Os donos costumam puxá-lo pelo rabo quando estão presos em túneis e valas estreitos. Vivem muito (em média, 14 anos), são ativos e de difícil treinamento.

 image002

 

Origem e história da raça

O West Highland White Terrier compartilha raízes com outros terriers da Escócia, na caça de raposas, texugos e vários animais nocivos. O Westie, o Dandie Dinmont, o Skye, o Cairn e o Terrier Escocês, eram considerados ao mesmo tempo uma só raça com bastante diversidade. Cruzamentos seletivos baseados em qualidades como tipo de pelo ou cor, podem ter gerado linhagens fáceis de preservar em relativo isolamento nas várias ilhas do país. O Westie chamou a atenção pela primeira vez em 1907 como Poltalloch terrier, nome da terra natal do Coronel E. D. Malcom, que havia criado uma raça de terriers brancos com pernas curtas 60 anos antes. A raça trocou de nome muitas vezes, incluindo Roseneath, Poltalloch, Escocês Branco, pequeno Skye e Cairn. Na verdade, o primeiro registro feito pelo AKC foi como Terrier Roseneath em 1908, mas o nome mudou para West Highland White Terrier em 1909. Desde essa data seu nome ficou famoso, e ele se mostrou como um dos mais competitivos terriers em exposições e um dos mais populares de estimação.

Temperamento do White Terrier

O agitado Westie é feliz, curioso e está sempre no meio das coisas. Ele é afetuoso e carente, um dos terriers mais companheiros. Mas não é muito amigável com animais pequenos. Gosta de uma corrida diária em área segura ou seguir o dono em um passeio, assim como brincar em casa. Ele é independente e um pouco teimoso, e pode latir e cavar.

WEST HIGHLAND WHITE TERRIER

Nome científico: Canis lupus familiaris

Expectativa de vida: de 12 a 16 anos

Classificação superior: Cachorro

Personalidade: Alerta, Amigável, Corajoso, Resistente, Ativo, Independente

Altura: Feminino: 23–28 cm, Macho: 25–30 cm

Peso: Feminino: 6–7 kg, Macho: 7–10 kg

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *