Categorias
Cães Destaques Raças

Setter Gordon: um cão atlético e dócil

Ele é o mais pesado e, portanto, o mais lento dos setters: entretanto, neste caso, o peso é índice de maior robustez e permite ao cão caçar em qualquer terreno e também na água, elemento onde pode demonstrar as suas excelentes condições de nadador. Desde 1620 tem-se notícias dum setter preto com manchas cor de fogo, de formas maciças, muito estimado pela sua capacidade de resistência; Carlos II, que reinou na Inglaterra entre 1660 e 1685, possuía alguns exemplares e os apreciava até o ponto de tê-los ao seu lado quando posava para os retratos oficiais.

O professor Pollacci, famoso criador italiano de setters escoceses, escreveu a propósito desta raça: “Na região da Escócia, ao norte de Forchabers, perto do rio Spey e a algumas milhas do mar, com anterioridade a 1800, os pastores já utilizavam cães que, empregados para a guarda do rebanho, descobriam a presa à grande distância e seguiam os seus rastros lentamente, demonstrando extraordinários dotes olfativos e um instinto de mostra superior ao de outras raças existentes naquela época. Efetivamente, o duque Alexandre IV de Gordon, morto em 1827 na idade de 84 anos, costumava pedir emprestado aos pastores, para suas caçadas cães destes, entre os quais havia uma fêmea que se distinguia por seus excepcionais dotes de mostra e de olfato. É precisamente a essa obscura e humilde cadela a quem, com toda segurança, devem-se as famosas qualidades fixadas na criação dos setters escoceses pelo duque de Gordon, que acasalou a com o melhor dos seus setters, originando o tal modo o atual setter preto com manchas cor de fogo”.

Alguns afirmam, como Stonehenge, que pelas veias do setter preto-fogo de tipo antigo corria sangue bloodhound, tese que estaria confirmada, não só pela relativa tosquedade do seu esqueleto, mas, além disso, pelo desenvolvimento notável dos lábios.

Personalidade

O Setter Gordon é um cão muito atlético e dócil. Trata-se de um cão essencialmente equilibrado – menos agitado do que o Setter Irlandês – e mais discreto do que o Setter Inglês. Não costuma fazer festas efusivas a desconhecidos, mesmo que sejam apresentados pelos proprietários. Seu porte grande e necessidade real de exercícios, fazem com que sejam cães ideais para quem possua um belo terreno em que possam gastar sua energia. No campo, mostra uma excelente disposição e um faro invejável. Os amantes da caça e da raça são unânimes em afirmar o quanto a raça é capaz, com instintos muito preservados e uma “parada” natural e segura. Uma vez que foi desenvolvido para não apenas apontar a caça mais também trazê-la ao caçador, tem uma enorme facilidade em nadar, no que é ajudado pela força muscular. Extremamente ligado ao dono, é um daqueles cães que elegerá um dono principal dentro do ambiente doméstico. É um cão tranquilo, que gosta de carinho e atenção mais prefere um tipo menos agitado e violento de brincadeiras. Adaptam-se bem a diversas situações e ambientes.

Nome científico: Canis lupus familiaris
Classificação superior: Cachorro
Expectativa de vida: de 10 a 12 anos
Cor: Preto e canela
Personalidade: Alerta, Leal, Alegre, Confiante, Destemido, Ansioso
Altura: Feminino: 58–66 cm, Macho: 61–69 cm

Uma resposta em “Setter Gordon: um cão atlético e dócil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *