Categorias
Aves Curiosidades Destaques

Saiba mais sobre aves silvestres

Dentre as aves, as calopsitas são as preferidas. Originária da Austrália é um psitacídeo da mesma família das cacatuas. Na natureza, alimentam-se de sementes, frutos e insetos.
Diferentemente dos outros psitacídeos que preferem o topo das árvores, costumam alimentar-se no chão. São muito inteligentes, de fácil interação, e baixa agressividade. Costumam ser menos “barulhentas” do que os periquitos e menos agressivas do que os papagaios. Por volta de 1884, a Calopsita já era facilmente encontrada nos aviários europeus. Contudo, tornou-se mais popular a partir do surgimento da primeira mutação de cor, o arlequim, pouco antes de 1950, na Califórnia. A partir daí, outros padrões de cores foram sendo fixados, ganhando enorme popularidade, igualando-se, praticamente àquela do periquito australiano. É um pássaro perfeito para quem quer uma relação mais íntima com uma ave. São divertidos e leais ao bando, do qual o dono passa a fazer parte.

Os periquitos australianos, que já estiveram na moda há um tempo atrás, chamam atenção por suas cores variadas, mas às vezes incomodam pelo excesso de barulho que costumam fazer. São considerados bagunceiros, portanto, se quiser ter um, vá se preparando para suas traquinagens.

Os papagaios são considerados os mais inteligentes e interativos, com boa interação verbal e contato físico, se forem ensinados desde cedo, porém são mais irritadiços e as vezes até agressivos. Outra característica dos papagaios é que eles elegem com quem se relacionar, digamos assim, não vão com a cara de qualquer um. Então, não se iluda se você tiver o sonho de ter um papagaio e, no final, ele só der bola para outra pessoa da família.

Canários são apaixonantes, tanto por serem belas aves, quanto pelo seu canto suave. Afinal de contas é uma delícia, acordar todas as manhãs com seu canto suave. Contudo, entre as aves criadas como pet, os canários são uma das mais frágeis, e podem morrer facilmente por excesso de vento, sol, ou até por inalação de gases, portanto, mantenha o seu longe da cozinha enquanto estiver cozinhando, e longe de produtos químicos também, pois se intoxicam facilmente.

Entre as aves citadas acima, os papagaios são os únicos encontrados na natureza, enquanto os canários, calopsitas e periquitos australianos, só se vêm ao ar livre quando fogem das gaiolas, pois não duram muito nas condições climáticas brasileiras e com a dificuldade de encontrarem todos os alimentos que necessitam ao ar livre.

Muitos tutores não gostam que se cortem as asas de aves, mas se a ave em questão não tem espaço para voar numa gaiola, e considerando que se fugir e for para a nossa natureza não terá como se alimentar sozinha e se adaptar, melhor que ela não consiga voar do que voar, fugir e não sobreviver.

Nas lojas da Terra Zoo você encontra uma grande variedade de gaiolas, brinquedos, alimentos e acessórios, para sua ave de estimação.

Importante: É proibida a compra e venda de animais silvestres, principalmente as aves, de origem não conhecida. A lei ambiental prevê punições para quem vende ou compra animais silvestres de origem ilegal. Portanto, fique atento ao adquirir uma ave silvestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *