Categorias
Cães Raças

Pulgas e carrapatos: prevenção e como controlar

Presentes tanto nas cidades quanto no campo, as pulgas e os carrapatos não causam apenas incômodo aos cães e gatos. Suas picadas podem provocar verminoses, anemias, dermatite alérgica e sérias doenças que podem levá-los inclusive à morte.

Prevenção

O mais indicado é prevenir as infestações destes parasitas com aplicação periódica de produtos disponíveis para eliminá-los, não importando a época do ano, lembra Ronan Weber,gerente do setor pet da Terra Zoo. “Como há produtos bem variados, como coleira, spray, pipetas e de uso oral, o ideal é que o veterinário indique a melhor opção para cada caso”, acrescenta Ronan. Fatores como tomar muitos banhos, ter contato com grama ou viver em apartamento podem influenciar na escolha do  mais recomendado e na frequência de sua aplicação.

Detecção

É importante inspecionar frequentemente o cão ou gato. Cada interação feita com ele é uma oportunidade para detectar se há presença de pulgas ou carrapatos. Caso o animal esteja se coçando, o exame deve ser mais minucioso. “A região mais acometida por picadas de pulgas é a lombo sacra ( pouco antes da cauda), porém em grandes infestações podemos encontrar rastros de ectoparasitas por todo corpo”, explica Carlos. “Já os carrapatos se fixam mais nas extremidades, como nas orelhas e patas, principalmente a região entre os dedos, que devem ser regularmente inspecionados.”

Tratamento

Em caso de infestação por pulgas e carrapatos, os banhos com produtos adequados ajudam a eliminá-los. São parte fundamental no tratamento, além de diminuírem a carga desses parasitas, durante o banho é facilitada a visualização tanto dos parasitas, quanto das feridas causadas pelas picadas. O tratamento é complementado com uso de um anti pulgas e anti carrapatos e com a eliminação dos parasitas no ambiente onde o animal vive. Apenas 5% das pulgas ficam no animal, as 95% estão no ambiente por onde ele circula, afirmam especialistas. Para cada carrapato ou pulga encontrados no cão, é muito maior  a quantidade destes bichos indesejáveis, presentes no ambiente. Em caso de ambiente infestado, a recomendação é dedetizá-lo duas vezes com intervalo de três ou quatro semanas. Quanto ao carrapato, é preciso cuidado ao retirá-lo, se for arrancado de forma incorreta, o abdômen dele pode se romper e os ovos se disseminarem, aumentando a infestação em alguns dias.

Hoje está cada vez mais fácil combater estes parasitas, com a variedade disponível de produtos no mercado, sejam eles de uso tópico ou em comprimidos, que protegem os cães por um tempo determinado. Na Terra Zoo, existe uma grande variedade de marcas tanto para combater carrapatos ou pulgas nos cães, quanto para pulverizar os ambientes contra estes parasitas indesejáveis.

Preparamos uma listinha para você combater com eficácia estes parasitas indesejados. Clique aqui e descubra como eliminá-los

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *