Categorias
Cuidados Fazenda

Proteção Eficiente: Vacinação Contra Aftosa com Vantagens Especiais

A febre aftosa representa uma séria ameaça para os rebanhos de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos, sendo provocada por um vírus altamente contagioso. Sua rápida disseminação demanda ação imediata para controle e erradicação.

Na Terra Zoo, somos reconhecidos pelo apoio aos fazendeiros, e é por isso que destacamos a importância da vacinação contra a febre aftosa. Durante todo o mês de abril, você pode aproveitar condições especiais para adquirir a vacina e proteger seus animais.

Os sintomas da febre aftosa incluem o surgimento de vesículas (aftas) na boca e nos pés dos animais afetados, com o vírus presente em secreções como saliva, leite e fezes.

A transmissão ocorre por contato direto com animais infectados, bem como por meio de alimentos, objetos e até mesmo pela movimentação de pessoas e veículos contaminados.

Os prejuízos econômicos gerados pela febre aftosa são significativos, impactando o comércio de animais e produtos derivados, além de afetar negativamente a economia local e a segurança alimentar.

A vacinação é uma das principais estratégias para erradicar a doença, mantendo a imunidade adequada na população bovina e contribuindo para a eliminação da febre aftosa em várias regiões.

A Terra Zoo está promovendo uma campanha de vacinação durante o mês de abril. Você pode adquirir a vacina nas lojas participantes e aproveitar as vantagens oferecidas.

Após a vacinação, é necessário comprovar a imunização até 17 de maio, presencialmente no escritório da AGED ou eletronicamente, por meio do Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão (SIGAMA).

Atualmente, o Maranhão possui um grande número de bovídeos em diversas propriedades rurais, e todos os animais devem ser imunizados durante a campanha, independentemente da idade.

Qualquer suspeita de febre aftosa deve ser notificada imediatamente ao Serviço de Defesa Sanitária Animal local, que realizará a inspeção e adotará medidas para evitar a propagação da doença.

A vacinação contra a febre aftosa é fundamental para proteger o rebanho bovino e evitar os prejuízos econômicos e de saúde animal causados pela doença.

A Campanha Aftosa da Terra Zoo oferece uma oportunidade única para os produtores adquirirem a vacina com condições especiais, contribuindo para a manutenção da saúde dos animais e a erradicação da febre aftosa.

Não deixe de vacinar seu rebanho e garantir a segurança e a qualidade da pecuária no Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *