Categorias
Destaques Jardinagem

Plantas deixam qualquer ambiente mais aconchegante

Que tal deixar sua casa ou apartamento mais aconchegante? Uma das maneiras mais práticas para dar vida a um ambiente é fazer o uso de flores, plantas ornamentais ou outro tipo de vegetação.

A Terra Zoo e sua loja conceito Quixaba, têm plantas para encher sua casa de vida, além de produtos diversos para jardinagem. Se você é um apaixonado por plantas, flores e tudo que envolve jardinagem, não perca tempo e aproveite para deixar seu lar mais mais acolhedor.

Que tipo de planta ornamental escolher

Plantas ornamentais para interiores são ótimas para despoluir o ambiente, deixando o ar mais fresco. Existe uma variedade enorme de plantas ornamentais para interiores, com cores, tamanhos e texturas diferentes. Escolha uma que combine com o seu lar, e que atenda às suas necessidades, já que existem aquelas que precisam de mais cuidados e outras mais rústicas, ideais para pessoas mais ocupadas. Os consultores da Terra Zoo e da Terra Zoo Conceito Quixaba saberão lhe orientar sobre qual planta escolher.

Existe o mito de que ter plantas dentro de casa faz mal à saúde por desprenderem gás carbônico. Na verdade, a quantidade de gás carbônico liberado por elas é mínima, e bem menor que a quantidade deste gás que liberamos.

Onde colocar sua planta ornamental

Os locais onde mais se utiliza plantas ornamentais costumam ser, na sala de estar ou na cozinha, mas nada impede que se coloque plantas em outros compartimentos da casa ou em ambientes de trabalho. Basta apenas que se observe que as plantas têm necessidades de luz diferente. Dependendo da planta ornamental que você escolher, ela precisara ficar em um lugar com muita luz, pouca luz, ou ainda em um lugar que só receba luz indireta.

Normalmente, utiliza-se plantas grandes para dar destaque a um canto do ambiente, plantas menores podem ser agrupadas formando um arranjo, ou ainda podem ser colocadas sobre móveis ou penduradas no teto ou paredes. Atualmente está muito em moda a disposição de vários jarros em pallets, valorizando as paredes do ambiente com arranjos que podem variar rapidamente, apenas mudando a disposição dos jarros.

Como cuidar de plantas ornamentais para interiores

Cada planta exige cuidados diferentes, algumas precisam ser podadas, ou regadas com frequência, enquanto outras poderão ficar mais tempo sem água. Mas, ainda existem alguns cuidados essenciais a todas elas, para que continuem bonitas e saudáveis por longos períodos de tempo. Primeiramente, garanta que os vasos estejam fora das circulações de pessoas ou animais, para evitar acidentes. Algumas plantas são tóxicas e venenosas, nesses casos mantenha essas espécies em particular longe do chão, evitando o alcance de animais de estimação e crianças pequenas.

Escolha uma terra rica em matéria orgânica, com um substrato de qualidade. Ainda, é necessário repor adubo constantemente para que a planta continue crescendo. É recomendável adicionar ao solo, húmos de minhoca, ou adubo químico, que contém nitrogênio, fósforo e potássio, substâncias nutritivas e de grande importância para as plantas. O intervalo entre adubações de reposição podem ser de 3 a 4 meses para folhagens e de 2 a 3 meses para floríferas, antes e depois da camada de florescimento.

Para evitar pragas, ainda é possível fazer uma pulverização por mês com óleo de nim ou utilizar fungicidas específicos.

Plantas ornamentais para interiores são uma ótima opção para decorar e vitalizar ambientes, deixando-os limpos, bonitos e perfumados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *