Categorias
Adoção Cães Destaques Gatos Pets

Pandemia despertou a procura por adoção de animais de estimação

O isolamento social necessário para conter o avanço da pandemia despertou a procura por adoção de animais domésticos. Muitas pessoas adotaram cães ou gatos para espantar a solidão.

Em São Luís são várias as entidades que atuam pela proteção e respeito aos direitos dos animais. A Terra Zoo realiza de tempos em tempos feirinhas de adoção, em parceria com algumas Ongs e entidades protetoras de animais, promovendo inclusive Feiras de Adoção Online, através de postagens no Instagram @terrazoo, nestes casos, os interessados conhecem pela internet seus futuros mascotes, que já estavam à espera de um novo lar.

Algumas lojas Terra Zoo possuem um espaço integrado à suas vitrines, dedicado à adoção permanente de gatos resgatados por ONGs e entidades protetoras dos animais. Batizados de Espaço de Adoção Responsável Permanente, o espaço disponibiliza poucos gatos por vez para adoção, todos castrados. Os gatos são vacinados e micro chipados pela Terra Zoo, que também é responsável pela alimentação e cuidados deles enquanto estão no espaço, até serem adotados. Esses requisitos são necessários e exigidos pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. Em 2020, foram realizadas 2 feirinhas on line e 9 presenciais, ao todo 271 gatos foram adotados nas vitrines de quatro lojas, sendo que 96 gatos e 206 cães foram adotados nas feirinhas.

Se por um lado houve aumento da procura de animais de estimação para adoção, por outro, com a chegada da Covid 19 houve aumento do número de animais abandonados. Joyce Millene, Analista de Marketing da Terra Zoo, explica que muitas das aquisições, recolhimento e adoções de cães e gatos ocorrem por impulso, comoção ou até mesmo modismo. “Algumas pessoas adotam para companhia no período de isolamento, e depois chegam à conclusão que não querem mais ter um animal de estimação, após perceberem que esses animais precisam de atenção, carinho e cuidados veterinários, o que gera um custo às vezes inviável para quem tem um orçamento apertado. Diante dessa situação, muitos acabam abandonando o animal”, disse. Por isto é importante orientar e conscientizar os interessados na adoção, das responsabilidades que eles passarão a ter com o novo mascote.

Para adotar um pet você vai precisar ser maior de idade, apresentar documento com foto e comprovante de residência. Também será necessário passar por uma entrevista com a ong parceira, para avaliar questões como o perfil do adotante (e sua família), a rotina da casa, histórico com outros animais e a segurança. Os cães e gatos já vão pra sua casa vacinados, vermifugados e com microchip de identificação. E uma boa novidade, agora você pode comprar o enxoval do seu novo pet com desconto especial no dia da adoção.

Durante a pandemia a Terra Zoo incrementou o seu atendimento on-line, dando suporte para que as pessoas pudessem adquirir produtos para a manutenção dos seus pets em casa. Há quarenta anos no mercado a Terra Zoo, está em constante expansão, e hoje conta com seis lojas em São Luís, uma em Imperatriz e outra em Balsas. Para saber as datas de novas feirinhas de adoção, consulte o instagram da loja @terrazoo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *