Categorias
Destaques Pets Recomendados

Os perigos das “consultas” gratuitas na internet

Tratar seu animal com base em dicas de saúde encontradas na rede pode ser prejudicial. A consulta presencial é indispensável para acertar no tratamento antes que a doença se alastre. Graças a internet, a informação está ao alcance de todos com apenas um clique. Essa conveniência tecnológica certamente traz muita facilidade ao dia-a-dia, mas também representa um perigo quando se trata da saúde de humanos e animais. No momento em que um animal de estimação adoece, procurar diagnósticos e tratamentos, na rede pode parecer uma solução rápida, mas cautela é necessária, pois as consequências de seguir as orientações do “consultório virtual” serão bastante reais.

Cada organismo é diferente. Apenas um profissional qualificado é capaz de avaliar as condições particulares do paciente e determinar qual é o melhor caminho para a reabilitação. Determinadas raças, por exemplo, não podem usar produtos que são normalmente recomendados para outros animais da mesma espécie. Há também uma série de fatores que interferem na prescrição e no efeito de um medicamento, como o histórico do paciente, o ambiente em que ele está inserido e várias condições de saúde que só podem ser determina das com exame clínico detalhado.

Com crescimento da população pet, é natural que mais pessoas se interessem pelo tema e busquem se informar sobre como lidar da melhor forma com seus companheiros de 4 patas. Quando o seu animal de estimação der sinais de que não está saudável, a melhor informação a ser procurada na internet é o contato de ter um médico-veterinário. Tentar traçar por conta própria o diagnóstico ou tratamento é uma escolha que pode agravar ainda mais o estado de saúde do animal  O grande perigo dessa prática está certamente no uso de remédios e outros produtos adquiridos e empregados sem a orientação de um médico veterinário.

A mesma recomendação vale para a nutrição do animal. Assim como uma pessoa que sofre de problemas cardíacos procura um médico para adaptar a dieta à sua condição, rações com características nutricionais especiais devem ser administradas somente sob a recomendação de um profissional. Para o proprietário de animal, vale uma orientação simples: se no rótulo estiverem as palavras “uso veterinário”. Consulte sempre um médico veterinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *