Categorias
Aquarismo Destaques

O fascinante mundo dos corais

Corais são maravilhosos animais exclusivamente marinhos, encontrados nos oceanos de todo o mundo, com riqueza de cores e formatos. Muito usados em aquários marinhos ornamentais, os corais são propagados e estudados por empresas e praticantes experientes do aquarismo. Graças a esse trabalho, existe um amplo “banco de dados” genético desses animais.

São organismos sésseis, ou seja, que ficam fixos onde estão. São invertebrados, na grande maioria compostos por uma estrutura calcária coberta por tecido com pólipos, os quais contêm boca rodeada por tentáculos. Muitos corais hospedam minúsculas algas unicelulares – as zooxantelaes – com as quais é mantida uma fascinante relação de sobrevivência. Por meio da fotossíntese, essas algas fornecem a nutrição mais importante dos corais e eles retribuem com abrigo e proteção. Para tanto, em sua maioria, necessitam de boa qualidade de luz.

Habitat

Localizados principalmente em mares tropicais e subtropicais, os corais costumam ficar em águas rasas e límpidas, que permitem boa penetração da luz. Mas há também os que vivem em águas geladas, como os do mar da Noruega. O maior recife de corais está na Austrália, na costa de Queensland, chamado de Grande barreira de corais.

Reprodução

Os corais se reproduzem de duas formas. Uma é assexuada, a colônia “mãe” se divide e dela brotam novos corais. A outra, sexuada, ocorre pela liberação de gametas masculinos e femininos. Levados pela corrente de água, os gametas se encontram e formam larvas que “nadam” até se fixarem no melhor lugar dando início à metamorfose que resulta em novas colônias.

A reprodução dos corais também é feita em fazendas marinhas, geralmente na Ásia e Oceania, tanto em terra firme quanto no mar. Pequenos fragmentos de corais dão início a novos indivíduos, eles formam novas colônias que são exportadas para aquaristas do mundo todo ou usadas em estudos e em preservação e repovoamento de recifes. Essa contribuição é importante porque com o aumento da temperatura do planeta, a acidificação das águas por poluentes e gás carbônico, assim como a pesca predatória estão impactando a vida nos oceanos.

No aquário

Em locais fechados, como nos aquários,  os corais necessitam de ambiente estável e com parâmetros adequados. O avanço e a difusão das técnicas e da tecnologia, permitem que hoje os corais, em sua maioria, estejam presentes no hobby do aquarismo e sejam reproduzidos.

Ao montar um aquário marinho, com ou sem corais, a maneira mais segura de obter sucesso é contar com a orientação de profissional especializado na área. São muitas as variáveis que precisam ser levadas em conta, e isso envolve estudo e conhecimento prático. Nas lojas da Terra Zoo, nossos consultores podem dar orientações para cuidar dos corais e do seu aquário marinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *