Categorias
Destaques Gatos Pets

Mitos e verdades sobre felinos

Não é verdade que só os filhotes se adaptam a nova família. Se você der uma chance a um gato adulto, verá que ele se acostuma rapidamente com um novo ambiente e novas pessoas. Sem contar que a tendência é ser mais tranquilo, obediente e independente do que um filhote.

Bebês e gatos

Deixe o seu se acostumar com o cheiro da criança, pegando-o no colo várias vezes por dia. Também vale comprar CDs de músicas para felinos ou new age, que influenciam os batimentos cardíacos e os movimentos respiratórios, ajudando a relaxar. Outra estratégia para suavizar a entrada de mais um habitante na sua casa é pulverizar o feromônio no ambiente porque o produto acalma o ânimo dos felinos.

Se chega um amigo novo…

Nenhum gato morre de amores por outro instantaneamente. Antes de fazer as apresentações, ajeite o novato em um cômodo separado e espere ele se acostumar com a mudança de casa. Quando a ansiedade baixar, troque paninhos com o cheiro dele e do veterano. Em um segundo momento, permita que os dois gatos se vejam pela janela ou por uma frestinha da porta. Enquanto eles demonstrarem resistência, não vale a pena tentar juntá-los. Para conter possíveis arranca-rabos, tenha á mão um borrifador de água ou uma latinha com moedas barulhentas.

Mas se a presença do intruso estiver associada a coisas boas, as chances de sucesso da empreitada aumentarão. Por isso, distribua guloseimas, brinquedos e carinhos sempre que rolar o cara a cara. E evite fazer diferenciações que provoquem alterações de comportamento em um dos lados.

Intuição felina

Você sabia que alguns animais descobrem a gravidez das donas antes delas? Isso ocorre porque a mudança dos hormônios femininos provoca uma alteração no cheiro da futura mamãe. E eles reagem a essa mudança.

Sobre ração…

Proteínas

A presença de proteína de origem animal, rica em aminoácidos essenciais é muito importante para os gatos. Se o teor proteico da ração é baixo, ele fica menos palatável, obrigando o fabricante a adicionar quantidades maiores de sal e aromatizantes artificiais. Essas proteínas aparecem descritas na embalagem como farinha de carne, farinha de frango, farinha de subprodutos de frango ou farinha de carne de aves. As rações de gatos de qualidade também devem trazer taurina, um aminoácido. A deficiência de taurina pode resultar em problemas cardíacos e degeneração da retina, culminando em cegueira.

Gorduras

Elas são fontes de energia e absolutamente necessárias para a absorção das vitaminas A, D, E e K. Elas também ajudam na informação de alguns hormônios, além de conter dois ácidos graxos fundamentais para o organismo dos felinos: o linoleico e o araquidônico. Óleos de origem animal, como os de aves e peixes, indicam que a ração possui ácidos graxos do tipo ômega.

Minerais e vitaminas

Estes estão presentes em todas as linhas de ração, ás vezes sob o nome de premix vitamínico-mineral.

Cuidado!!!

Ração barata contém corante e excesso de sal, que podem provocar doenças urinárias. Além disso, elas fazem com que o bicho coma mais porque os nutrientes são menos aproveitados pelo organismo, produzindo um volume maior de fezes. Quem economiza no petshop gasta mais com veterinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *