Categorias
Cães Curiosidades Destaques Gatos Pets

Medo de fogos de artifício

É muito comum encontrar pets que tenham medo de estímulos sonoros. Fogos de artifício, rojões e bombinhas são exemplos de ruídos que podem provocar esse tipo de medo.

Primeiro passo

Primeiramente, é importante detectar quais são os ruídos que ocasionam medo e desconforto no seu animalzinho. Com o barulho em demasia, alguns cães entram em desespero. Eles procuram atenção, babam, tentam fugir, tremem de medo e se escondem em locais perigosos. Nessa situação é comum que muitos deles acabem se machucando seriamente ou ficando bastante traumatizados. Um animal que é exposto frequentemente a um estímulo que lhe provoca pânico, fica cada vez pior.

Dessensibilização

É essencial observar a sensibilidade do seu animal de estimação quando apresentado a esses ruídos, e tomar algumas precauções. A situação pode ser simulada com a reprodução dos ruídos e estampidos. É muito fácil conseguir esses barulhos pela internet. Chamamos esse treino de “dessensibilização”.

Para iniciar o treino, escolha um local adequado (calmo e com poucos estímulos para o treinamento), onde o animal se sinta confortável e seguro. A apresentação do som deve ser feita sempre com muita calma e respeitando o limite do cãozinho. Comece com o ruído muito baixo para que ele não se assuste. Assim que o barulho começar, dê um petisco bem gostoso a ele. O modo de oferecer um quitute pode variar.

É possível rechear um brinquedo com algo muito gostoso ou até mesmo jogar as comidinhas no cão. Alguns cães são bastante interessados em bolinhas, o que também pode funcionar. O mais importante é que ele não dê importância ao som e que fique totalmente interessado na recompensa.

Aumente o som gradualmente. Percebendo que seu pet ficou desconfortável, baixe o som até que ele volte a ter interesse na recompensa. O treino estará funcionando enquanto o seu cachorro estiver focado nos petiscos oferecidos a ele. Passando a não aceitar, é sinal de que o exercício já passou do limite e é preciso regredir. Se surgir alguma situação que provoque medo durante o treino, ignore o comportamento do animal. Percebendo que é possível distraí-lo e acalmá-lo novamente, elogie muito e o recompense.

É indicado que o animal só seja exposto aos estímulos sonoros que provocam medo nas sessões de treinamento. Por isso, procure iniciar a dessensibilização o quanto antes e não somente nas épocas em que esses ruídos são mais comuns (festas de fim de ano e copa do mundo).

O tutor deve agir calmamente, demonstrando segurança com sua postura e permitindo que o animal se esconda em local seguro, caso queira. E recomendado proteger e respeitar o esconderijo escolhido pelo pet. Certifique-se de que seu cão esteja se sentindo seguro, para evitar acidentes que podem ser provocados por tentativas alucinadas de fuga, como pular de lugares muito altos ou ferimentos em lanças, portões e portas de vidros.

Comandos que ajudam

Ao praticar adestramento, ensinamos comandos que podem ser muito úteis nessas situações. Podemos ensinar o cãozinho a sentar, deitar ou dar a pata, provocando uma sensação de bem-estar e tirando totalmente o foco da causa do medo. Estimulamos também recompensas e brincadeiras que podem ser usadas nos dias de crise, pois farão com que o animal mude o seu estado interno e fique tranquilo.

Lembre-se sempre de que os cães se comportam de maneira diferente quando apresentados a algum estimulo que os amedronta. Não tenha pressa. Por isso quando falamos em treino de dessensibilização temos que ter sensibilidade e paciência. O treino deve ser um momento de descontração e brincadeiras divertidas, por esse motivo, jamais use punições ou brigue com o seu animal ao observar que ele está com medo.

Papel do tutor

É bastante comum que nos dias de queima de fogos os tutores também estejam muito emocionados e exaltados. Animais muito sensíveis acabam associando essas emoções aos barulhos. Por isso, procure controlar e moderar suas emoções. Em alguns casos extremos, a prescrição de medicação pode ser útil. Caso seja necessário, consulte o veterinário do seu cão para que ele possa analisar a situação e verificar se é realmente indicado para ele.

Procure sempre comemorar com petiscos e brincadeiras ao ouvir barulhos muito altos. É muito importante fazer associação positiva em todas as situações que perceber medo e desconforto no seu pet. Tente tirar o foco do seu cãozinho e transforme a queima de fogos em uma divertida e gostosa brincadeira.

Caso a execução de todo processo pareça um pouco complexa, não hesite em buscar ajuda de um profissional especializado em comportamento animal. Certamente ele saberá como ajudar.

Olha essa dica valiosa da Premier:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *