Categorias
Cães Curiosidades

Linguagem Corporal dos Cães: Posições e Significados

Você já ouviu falar que os cães são animais sociais? Em biologia, são chamadas dessa forma todas as espécies capazes de interagir e de se comunicar entre si. Para isso, elas utilizam diferentes tipos de linguagem dos cachorros.

No caso da linguagem corporal canina, cada vez mais estudos comprovam que ela é bem mais complexa do que imaginávamos. E, incluem não apenas os latidos, como também posições e até mesmo movimentos de sobrancelha!

Aqui na Terra Zoo, além de garantirmos que iremos identificar todas as necessidades do seu bichinho, também te ajudamos a entender melhor todos os sentimentos que ele possa estar sentindo. Confira abaixo mais sobre a linguagem corporal dos cães, posições e como interpretar os sinais do seu amigo!

Como interpretar a linguagem dos cachorros?

Antes de falar sobre o significado de cada posição, é importante destacar que a linguagem canina envolve uma série de fatores que devem ser analisados em conjunto.

Por exemplo, é comum associar o balançar do rabo de cachorro com alegria. No entanto, dependendo da posição do corpo e da intensidade do movimento, ele também pode representar agitação ou curiosidade.

Conhecer bem o seu pet ajuda a interpretar o significado das reações dos cachorros da melhor forma possível.

6 posições caninas e seus significados

Ainda que não possa ser analisada de forma isolada, a comunicação visual canina por meio das posições é uma importante ferramenta para nos passar uma mensagem. Se liga só em algumas delas.

Corpo rígido

O corpo rígido do cão indica um estado de alerta. Ele está percebendo algo novo ou desconhecido ao seu redor e está se preparando para agir, podendo ser interpretado como uma forma de defesa. Quando o corpo está reto ou levemente inclinado para frente, o cão pode estar interpretando a situação como uma ameaça.

Para lidar com essa situação, é importante evitar agir de forma que aumente o estado de alerta do cão. Tente tranquilizá-lo, distraindo-o com brinquedos ou petiscos.

Corpo curvado com rabo entre as pernas

Essa posição indica que o cão está com medo ou inseguro. Ele pode se encolher e até se afastar ou se esconder em busca de proteção. É importante identificar a causa do medo e agir diretamente sobre ela para ajudar o cão a se sentir mais seguro e confortável.

É importante lembrar que o corpo encolhido também pode ser sinal de dor, então, se você suspeitar que seu cão está com algum desconforto físico, consulte um veterinário.

Patas dianteiras reclinadas (sem rosnados ou latidos)

Quando o cão assume essa posição, ele está demonstrando disposição para brincar e interagir. É um convite para uma atividade divertida e um sinal de que ele está animado e pronto para se divertir.

Para aproveitar esse momento, aceite o convite e brinque com seu cão. Se o convite foi feito para outro cachorro, observe a reação do outro cão e intervenha se necessário para evitar brigas.

Patas dianteiras reclinadas (com rosnados ou latidos)

Quando o cão assume essa posição e está rosnando ou latindo, é sinal de que ele está nervoso e agitado. Ele está se sentindo ameaçado ou desconfortável com alguma situação e está emitindo sinais de alerta.

Nesse caso, é importante identificar a causa da agressividade do cão e agir para acalmá-lo e garantir sua segurança e a de outras pessoas ou animais ao redor.

Deitado e olhando ao seu redor

Quando o cão se deita e observa ao redor, ele está indicando que deseja ficar em paz e tranquilo por um momento. Ele está buscando relaxamento e descanso, e prefere não ser perturbado.

Mas o mais importante de todos os sinais que o seu bichinho pode estar apresentando, o ideal é respeitar o espaço e a vontade do cão. Nesse momento, é importante para evitar estresse e ansiedade.

Para evitar o estresse do seu animal, não deixe de visitar o PetPark da Terra Zoo mais próximo de você. Lá você encontra um ambiente especial para que seu cão possa se divertir à vontade, sem nenhuma preocupação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *