Categorias
Cães Coelho Destaques

Hora de fazer um check up!

Não deixe para levar seu animal de estimação ao veterinário apenas quando ele apresentar algum problema. A prevenção sempre vale mais.

A maioria das doenças, quando detectada em fase inicial, pode ser resolvida om ajustes de rotina, mudanças na dieta e medicamentos. Por isso mesmo, procurar o veterinário de tempos em tempos, só para ver se está tudo bem, não é excesso de zelo.

As primeiras avaliações

Na infância do pet, além das muitas vacinas, é preciso adequar a alimentação de acordo com o crescimento. Por isso, leve o filhote ao veterinário a cada 30 dias até ele completar 6 meses de idade. Depois disso, se estiver tudo ok, bastam duas visitas ao ano. Qualquer sintoma suspeito vale uma passadinha extra na clínica.

Maior atenção as grávidas

A fêmea gestante precisa de todo cuidado do mundo. Após o primeiro mês de gravidez, o especialista deve observar como ela está se alimentando e se o ganho de peso é satisfatório. Caso contrário, será necessário incluir algum reforço na dieta. Exames de sangue e de ultrassonografia são igualmente importantes para o acompanhamento das mães e dos filhotes.

Os exames necessários

Todo check-up começa com um bom exame clínico. O olho treinado do veterinário observa a postura, o equilíbrio e o modo como o animal se locomove. O profissional avalia ainda o peso, mede a temperatura e ausculta o coração e os pulmões. Também analisa minuciosamente todas as partes do corpo, desde o focinho até a cauda. Após observar o estado do bicho, poderá solicitar testes complementares. Os mais básicos são os de sangue, fezes e urina. Mas, se necessário, muitas clínicas veterinárias, já dispõem de raio-X, ultrassom, eletrocardiograma, ecodopplercardiograma, entre outros exames sofisticados, como a tomografia computadorizada e o raio-X digital.

Aliados a uma boa alimentação, os avanços da medicina veterinária vêm proporcionando o aumento da expectativa de vida dos cães. Hoje, animais de raças grandes podem viver até os 14 anos e os pequenos podem chegar aos 19.

Avaliação geral

Confira os principais parâmetros dos veterinários para checar a saúde do animal e compare-os com os nossos.

Cachorro

Temperatura corpórea: de 37ºC
Frequência cardíaca: de 60 a 180 batimentos cardíacos por minuto (sendo que cães de raças pequenas possuem a frequência maior do que cães de raça grande)
Frequência respiratória: de 10 a 30 movimentos respiratórios por minuto
Pressão arterial: de 12/8 até 18/8 mmHg

Gato

Temperatura corpórea: de 38,1 a 39,2ºC
Frequência cardíaca: de 140 a 220 batimentos cardíacos por minuto
Frequência respiratória: de 24 a 42 movimentos respiratórios por minuto
Pressão arterial: de 12/8 até 18/9 mmHg

Homem

Temperatura corpórea: até 37ºC
Frequência cardíaca: de 60 a 100 batimentos por minuto
Frequência respiratória: de 12 a 20 movimentos respiratórios por minuto
Pressão arterial: até 12/8 mmHg
Que tal programar uma visita do seu mascote ao veterinário de uma das lojas Terra Zoo. Em nossas clínicas confortáveis e bem equipadas, a saúde do seu amigão estará sempre em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *