Categorias
Cães Destaques

Estabeleça limites ao seu pet

O que é ter um cão que entende limites? Em suma, quer dizer que o cão entende o que significa o “não”, significa que quando ouve esse comando sabe que não pode se aproximar daquele estímulo ou não pode ter aquele comportamento, e, que em contrapartida, terá uma recompensa muito melhor.

Antes de tudo, o cão precisa entender o que significa o “não”, ou seja, ele não pode conseguir o objetivo dele. Assim, ofereça um estímulo a ele, um petisco, por exemplo, e, em seguida, impeça-o de alcançar esse petisco, afastando-o do alvo. Muito possivelmente o cão tentará voltar ao estímulo por algumas vezes, mais irá desistir. No momento em que ele desistir, recompense-o.

Você pode também colocar o pet na guia para impedir o acesso ao estímulo. A ideia aqui é frustrar a empreitada do cão. Com várias repetições, ele entenderá que, quando ouve o “não”, quer dizer que ele não pode ter acesso aquele estímulo.

Entretanto, há casos em que um problema comportamental, já foi instalado, então o cachorro pode apresentar comportamentos agressivos. Nesses casos muitos tutores acreditam que não haverá mais solução e que a família terá que lidar com isso para sempre. Contudo, todo cão, independentemente da idade, pode ser ensinado a ter limites, e isso, naturalmente, ajudará a diminuição dos episódios de agressividade e possessividade.

O ideal é começar a ensinar comandos mais básicos para o pet, como sentar, dar a pata, deitar, entre outros. Aprender esses comandos ajudará o cão a entender que, ao obedecê-los, terá uma recompensa. Esse treino ajuda os cães a se sentirem mais seguros e confiantes, pois percebem que eles agradam muito ao tutor cumprindo essas tarefas.

A partir de então, gradativamente, devemos aumentar a dificuldade do treino, até chegarmos ao estímulo que mais faz com que o cão apresente o comportamento indesejado, seja com rosnados ou mordidas. O objetivo do treino é de que o animal não se sinta contrariado quando não puder fazer algo, entender que se não pode ter determinado comportamento, algo melhor lhe será acrescentado.

É possível obter resultados tanto com filhotes quanto com cães adultos. É preciso que tenhamos, no entanto, a sensibilidade de também perceber o limite do cão para que seja um treino seguro e positivo.

Essa técnica pode, e deve, ser utilizada independentemente do porte do seu animal. Lembrando que qualquer um dos casos a segurança de todos está em primeiro lugar. Dessa forma, esse treino com cães de médio e grande porte deve receber atenção especial aos itens de segurança, isso inclui treinos com o cão sempre preso à guia, ou ainda treinos de aproximação positiva através de um portão, e, se necessário, a utilização de focinheira em casos mais extremos.

Importante ressaltar que o tempo necessário para serem notadas as diferenças do comportamento variam de cão para cão. Cada cão tem seu tempo para assimilar um treinamento. Com carinho e paciência você vai alcançar o objetivo de educar o seu cão da melhor forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *