close
caes-1

As dez principais dúvidas que você pode ter quando o assunto é alimentação do seu cão.

Lembrando que nas lojas da Terra Zoo, além da variedade de rações e petiscos, você conta com nossa equipe de consultores para lhe orientar quanto a melhor forma de alimentar o seu mascote.

  1. Meu cachorro não come, e agora? O primeiro passo é consultar o veterinário para identificar a causa do problema. Ele pode estar com alguma doença. Alguns problemas podem provocar a falta de apetite, como: Tártaro, gengivite e gastrite.
  2. É preciso variar a ração do meu cão? Pode ser que o seu cão de fato enjoe um tipo de ração, neste caso o jeito é variar o cardápio, e trocar a ração, já que cada uma tem um sabor. Misture a ração antiga com a nova por sete dias, iniciando com 30% da nova e 70% da antiga. Ao longo da semana, vá aumentando a porção da nova até alcançar 100%. A transição é importante para que o cachorro se adapte à nova ração. Mas pode ser que a mudança se torne obrigatória – quando há vômito ou diarreia, por exemplo. Esses sintomas indicam a intolerância aos ingredientes de determinado produto.
  3. Posso dar frutas para o meu cão comer? Alguns animais têm predisposição à gastrite. Assim, evite dar frutas ácidas, como abacaxi, laranja e limão, que costumam irritar o estômago do seu amigo de estimação. É melhor oferecer maçã, pera e banana.
  4. Como devo fazer se o meu cão não comer toda a comida? Se ele não quis comer, espere meia hora e retire o comedouro. E, na refeição seguinte, não tente compensar, aumentando a porção. Mantenha sempre a mesma quantidade, que deve ser servida sempre na mesma hora. Assim, seu cão logo aprenderá que, quando chegou o momento de comer, é melhor ele comer tudo, ou ficará com fome.
  5. A água é o único liquido recomendável para cães? Sim. E o leite de vaca? Não se pode dar leite de vaca porque todo cão tem dificuldade na digestão da lactose, o açúcar desse alimento. Por isso, o consumo de leite de vaca pode causar diarreia. Portanto, só ofereça água fresca, e sempre em abundância, ao longo do dia todo.
  6. Posso dar petiscos para o meu cão? Biscoitos costumam ser muito calóricos para você exagerar na dose. Alguns “snacks são nutritivos” , mas podem conter muita proteína e gordura, portanto, o melhor é oferecer com moderação, sem exagerar. O ideal é limitar a uma unidade por dia. E, para valoriza-lo, partir o biscoito ou snack em quatro pedaços.
  7. O que é melhor, ração seca ou úmida? A ração seca é ideal por ser mais rica em fibras, e ainda promover a limpeza dos dentes. Contudo, se o animal não aceita a seca, aí a ração úmida é a opção. Mas, como não promove a limpeza dos dentes durante a mastigação, a saída é oferecer, após a refeição, um pedaço de couro especial para cães afim de auxiliar nessa tarefa.
  8. Posso alimentar o cão com intervalos maiores de tempo? Apenas uma vez por dia? É importante observar as orientações da embalagem sobre a quantidade de alimento para o tamanho e o peso do animal. Em seguida, o ideal é dividir a porção diária em duas refeições, oferecendo a primeira antes de você sair de casa para o trabalho e a segunda na hora em que voltar. A ração pode até ser dada em uma única porção diária se o dono precisar se ausentar por mais tempo, mas não é o ideal, para evitar a dilatação gástrica ou a hipoglicemia.
  9. Posso oferecer chocolate para o meu cão? Não, o organismo do cão não se dá nada bem com o chocolate. Além de sobrecarregar o fígado, a teobromina presente no chocolate, pode se depositar em estruturas do sistema nervoso, causando convulsões e epilepsia. Devido ao efeito cumulativo, o consumo de chocolate para cães é contraindicado até mesmo em pequenas quantidades.
  10. É perigoso dar ossos para o meu cachorro? Sim. Ossos de galinha se quebram em pedaços pontiagudos, que são capazes de perfurar o estomago e o intestino. Prefira os ossos bovinos preparados especialmente para cães, à venda em pet shops. Eles ajudam a retirar o tártaro dos dentes.
Tags : cachorrocachorroscãescomportamentocuriosidadedicadicas
Terra Zoo

Sobre o autor Terra Zoo

Deixe uma resposta