Categorias
Aves Destaques

Dicas para motivar os pássaros no ambiente onde vivem

Dinamizar a vida das aves faz com que elas fiquem mais alegres e vivam melhor. Iniciativas como alternar a disposição dos poleiros nos viveiros e colocar brinquedos diferentes para que elas possam interagir e se distrair são formas de diminuir o estresse das aves e deixar a vida delas menos monótona.

Uma iniciativa recomendada é alterar diariamente a disposição de poleiros e brinquedos no viveiro habitual. Mas melhor ainda é oferecer um segundo viveiro, com formato diferente, para alternar com o atual.

Num primeiro momento, a novidade pode causar estranheza em algumas aves, principalmente nas mais velhas e pouco acostumadas a novos estímulos (a mudança de ânimo é facilmente percebida pelos moradores da casa). Nesse caso, a recomendação é ensinar que “o novo pode ser bom”.

Isso é feito passando a oferecer os objetos e alimentos preferidos pela ave exclusivamente no viveiro novo. No velho, ela fica apenas durante uma parte do dia, e aproveita para matar as saudades. Quando a transição de um viveiro para o outro ocorrer com tranquilidade, a frequência do rodízio pode ser aumentada. Uma opção interessante é deixar o viveiro mais velho acumular a função de dormitório.

Na Terra Zoo você encontra brinquedos e viveiros variados para diversos tipos e tamanhos de aves. Confira aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *