Categorias
Cães Destaques

Dicas para cães bagunceiros

Se você tem um cãozinho que quando fica sozinho destrói móveis, almofadas, sapatos, roupas, tapetes – ou seja, tudo o que vê pela frente, eis algumas dicas para ajudar a resolver este comportamento da forma correta.

Atividade física

Uma das principais causas para o comportamento de destruição em cães é a falta de atividade. Portanto, manter uma rotina de atividade física é muito importante para diminuir os níveis de agitação de seu pet. Normalmente são indicados passeios de manhã ou no início da noite, quando o nível de energia deles está bem alto. Pode ser um passeio ou uma corrida no parque, tudo vai depender do porte, idade, raça ou grau de energia do seu pet.

Observe seu pet

Tente observar o seu pet para conhece-lo o máximo possível, identificar as situações que agradam ou causam desconforto. Isso fará com que a confiança se estabeleça e ele perceberá que é só te mostrar como se sente que você tomará as providências para melhorar a situação. Isso fará com que ele fique mais tranquilo, feliz e confiante.

Enriqueça o ambiente

Existem várias formas de deixar o ambiente mais interessante, com distrações e divertimento para nossos pets. Primeiramente, ensine seu cão a gostar de brincar, mesmo na sua ausência. Para garantir que ele interaja com os brinquedos quando você não estiver em casa, pegue um brinquedo que libere petiscos aos poucos e dê para o pet brincar. Fique perto elogiando enquanto ele se diverte. Em seguida, saia e volte ao local onde ele está. Primeiro faça isso de uma maneira rápida, depois demore um pouco mais para voltar, e vá percebendo o grau de interesse dele pela brincadeira. Outra forma é transformar a hora da refeição numa brincadeira. Ao invés de colocar no pote toda a ração daquele dia, espalhe parte dela pela casa e faça um “caça-ração”. Assim, ele comerá gastando energia e se divertindo.

Treinando o pet em casa

O adestramento por meio do reforço positivo é a linguagem mais comum, pois ele melhora a comunicação entre tutor e pet através de comandos que fazem com que cães entendam o que queremos deles, e o melhor: tudo com prazer em obedecer, o que torna o elo muito mais forte. Assim, com treinamento, podemos minimizar ou eliminar maus comportamentos e também prevenir vários problemas comportamentais, além, é claro, de ser um estímulo físico e mental para o bichinho. Através dos comandos, a interação de vocês se torna muito mais saudável e divertida, mantendo o pet cada vez mais integrado a família.

Rodízio de brinquedos

Como dito no início desse texto, os brinquedos oferecidos são novidade apenas por um tempo. Mas calma! Para manter a atenção do cão em seus brinquedos é necessário comprar um brinquedo diferente a cada semana. Basta fazer um rodízio com os existentes. Ou seja, recolha todos os brinquedos e a cada dia libere dois ou três para seu pet brincar nos momentos em que estiver sozinho. Assim, cada vez que eles “aparecerem”, acabam se tornando novidade para o animal e o interesse aumenta. Isso faz com que o pet aprecie mais o momento com cada brinquedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *