Categorias
Destaques Jardinagem

Dicas de como cultivar plantas de sombra

Se você gosta de flores e plantas, mas não tem um jardim amplo para cultivá-las, saiba que é possível sim ter lindos vasos com plantas em casa. O truque é investir nas plantas de sombra que se adaptam super bem dentro de casa e no jardim de inverno, onde os raios de sol não chegam.

O maior benefício de ter plantas para jardim de sombra em casa é que elas melhoram a qualidade do ar, além de deixar o ambiente muito mais charmoso e aconchegante.

Quais são as plantas que gostam de sombra?

As plantas são classificadas em 3 categorias: pleno sol, plantas meia sombra e plantas de sombra total.

  • Plantas pleno sol: Essas plantas precisam da incidência direto dos raios solares ao menos 4 horas ao dia para continuarem fortes e bonitas;
  • Plantas de meia sombra: Esses são os tipos de plantas que gostam do sol apenas no período da manhã e no fim da tarde. Se for um sol muito forte, diretamente nelas, as plantas de meia sombra murcham;
  • Plantas de sombra total: As plantas que têm como habitat natural a sombra total. Elas precisam apenas da luminosidade indireta para desenvolverem.

É importante conhecer essas classificações para, ao comprar uma planta, saber quais são as plantas ornamentais de sombra que são adequadas para o local que você pretende colocar.

Plantas de meia sombra e plantas de sombra total

Elas são as mais práticas de cuidar no dia a dia, principalmente se você colocá-las em lindos caixote de madeira ou vasos para incrementar a decoração, que você encontra na Terra Zoo.

Cróton

As plantas de sombra croton são conhecidas pelas folhas grandes e coloridas, mesclando tons de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja. Você pode colocá-la próximo a uma janela, para receber um pouco de luz durante o dia, ou em algum ambiente com luz indireta – ela cresce linda de ambas as formas. Coloque um lindo vaso de cróton ao lado da rack ou do sofá de canto da sala de estar e tenha um ambiente super agradável!

Cheflera

Se você quer ter plantas de sombra super práticas para cuidar, então tenha a cheflera. Você pode plantá-la em vasos ou no jardim. Na primavera, florescem florzinhas amarelas nela, fica ainda mais bonita!

Samambaia

A samambaia é uma das plantas meia sombra mais usadas na decoração de casa. Por conta de suas folhas longas e pendentes, geralmente bem volumosas, você pode colocá-las no alto, em vasos suspensos. Evite colocá-las em lugares que batem muito vento, isso acaba queimando as folhas mais jovens.

Iuca

A iuca tem folhas longas, rígidas e pontiagudas. Elas se adaptam muito bem a ambientes internos; porém, tenha cuidado com o excesso de água, pois ele provoca o apodrecimento das raízes.

Árvore-da-felicidade

Há quem acredite que, ganhar uma dessas plantas de sombra, traz harmonia e sorte para casa. A árvore-da-felicidade possui folhas pequenas e delicadas e para mantê-las com o lindo tom de verde escuro, é preciso usar tutores de madeira e mantê-la num ambiente com luz difusa. Porém, sem ar condicionado, longe da fumaça de cigarros e vento em excesso.

Zamioculca

Você quer colocar uma planta no corredor, mas não encontra uma espécie que sobreviva ao ambiente escuro? Então a zamioculca é perfeita para você!

Essa planta se destaca pela beleza das folhas super brilhantes e resistência. Até mesmo ambientes com ar condicionado pode tê-las. Porém, essa não é do tipo de plantas que gostam de sombra e umidade, então tenha cuidado para não regar em excesso.

Espada de São Jorge

A espada de São Jorge é outra planta que gosta de sombra e exige pouca manutenção no dia a dia. Super resistente, ela deve ficar em locais meia sombra, mas caso você não tenha iluminação alguma no ambiente, também pode usar.

Peperômia

Essa é uma das plantas que gostam de sombra e umidade. Ela possui um aspecto delicado, em formato de coração. Ótimo para plantio em jardim vertical ou vasos suspensos, ela fica ainda mais bonita em vasos suspensos. Coloque vasos pequenos da peperômia para decorar o espaço próximo a penteadeira. É um charme!

Ciclanto

O ciclanto é uma das plantas de sombra que possuem folhas grandes e exuberantes. Ela também é uma das plantas que gostam de sombra e umidade, então deixe o solo sempre úmido para que a planta permaneça bonita.

Mini-cacto

O mini cacto, ao contrário do cacto grande, não deve ser exposto à luz direta. Eles se adaptam muito melhor em ambientes internos e bem iluminados. Geralmente, as regas são semanais, porém, sempre verifique o solo das plantas de sombra para saber se precisa de mais água ou não. Ficam lindos no aparador.

Camedorea-elegante

A camedorea é uma palmeira elegante e super charmosa para decorar ambientes internos. Evite deixar essas plantas de sombra próxima de ambientes com luz direta, como a janela, pois o sol queima suas folhas longas e brilhantes.

Além disso, também é importante deixá-la longe de ambientes com ar condicionado e muito vento. Sempre que você notar que as folhas das plantas de sombra estão muito secas ou amareladas, aumente a quantidade de água, pois ela precisa de umidade.

Costela de Adão

As plantas de sombra do tipo costela de adão são as mais usadas para decoração de casa atualmente. Ela faz sucesso com suas folhas grandes e chamativas. Para cuidar dessas plantas de sombra, você precisa regá-las regularmente, para deixar o solo sempre úmido. Como essa é uma das plantas de sombra que tomam espaço, coloque-a num canto de casa espaçoso, que permita que as folhas cresçam sem limites.

Areca

A areca é outro tipo de palmeira que está entre as plantas de sombra. Ela fica em jardins, vasos e ambientes internos. Ela até pode ser cultivada no sol, mas costuma ficar muito mais bonita na meia sombra, principalmente quando regada regularmente, longe do ar condicionado.

Quais são as plantas de sombra com flores?

Sim, você pode usar as plantas de sombra com flores para decorar sua casa também. Existem espécies lindas para você decorar sua casa com muito requinte.

Veja abaixo quais são as plantas de sombra com flores e dicas imperdíveis para cada uma delas!

Antúrio

O antúrio é muito utilizado em vasos e jardins com plantas de sombra. Embora ela não possa ter contato direto com o sol, é importante deixá-la meia sombra, em ambientes indiretamente iluminados. Além disso, conte com regas frequentes, mas não encharque as folhas.

Lírio da paz

O lírio da paz é originário da América Central. Ela está entre as plantas de sombra com flores mais procuradas por conta de sua beleza e fácil cultivo. A umidade da planta deve ser moderada, portanto, evite o prato com água sob o vaso.

Orquídea

A orquídea é uma das plantas de sombra com flores mais lindas que existem! Ela se destaca pela beleza e cores vibrantes. Regue ela com moderação, sempre que perceber que as folhas estão um pouco secas. Use como centro de mesa de jantar.

Violetas

A vantagem das plantas de sombra com flores da espécie violeta é que você pode cultivá-la em vasos pequenos, apenas para decorar a casa. Se você quer um detalhe na janela, como uma floreira, pode apostar nas violetas sem medo. Fica lindo!

Como cuidar de plantas de sombra para vaso?

O primeiro passo é deixá-la longe da luz direta com o sol. Deixe suas plantas de sombra em ambientes que recebam iluminação indireta, elas desenvolvem muito mais. Ah, e se você tiver plantas de meia sombra, coloque-as em ambientes que recebam apenas a luz da manhã ou do final de tarde. Algo bem suave e que não atrapalhe o desenvolvimento delas.

Além disso, o excesso de água é algo que atrapalha as plantas de sombra para vaso. As plantas de sombra geralmente possuem um armazenamento próprio para água, e não é necessário regá-la várias vezes na semana.

Para não errar na quantidade de água, verifique qual é a espécie das plantas ornamentais de sombra e regue de acordo com as recomendações.

Além disso:

Evite deixar as plantas de sombra próximas ao ar condicionado ou perto de aquecedores, isso estraga as plantas;
É importante adubar a planta com frequência para ela sempre ter nutrientes para retirar da terra;
Sempre tire folhas mortas, secas ou amareladas, para não afetar a estrutura das plantas de sombra.

Fonte: Viva Decora Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *