Categorias
Cães Destaques

Dermatite atópica, como identificar e tratar

A dermatite atópica é uma das causas mais comuns do prurido crônico em cães. É causada por uma reação alérgica (hipersensibilidade) a uma ou mais substâncias (alergênicos) presentes no ambiente. A condição é causada por uma reação imune inapropriada e não pelo alergênicos.

Quais raças mais suscetíveis?

A dermatite atópica tem predisposição genética, por isso há raças que podem ser mais afetadas que outras, dentre elas, o Bulldog Francês, o Sharpei, o West Highland White Terrier (Westie) e o Labrador.

Quais os sintomas?

Os sintomas podem ter início entre os 6 meses e os 6 anos de idade, dependendo de fatores como a raça e a localização geográfica (climas quentes com níveis de pólen elevados durante todo o ano induzem o aparecimento de sintomas mais cedo).

Os cães com dermatite atópica têm normalmente muito prurido. As zonas mais afetadas são geralmente a cabeça, as patas, as axilas e as virilhas. A pele destas partes do corpo pode estar vermelha, úmida e com lesões devido a automutilação (coçar, morder). Secundariamente, a pele pode ficar infetada. Os ouvidos também podem estar inflamados e por isso é muito comum estes cães terem otites recorrentes.

Com menos frequência os cães podem apresentar também corrimento nasal e\ou ocular.

Como se faz diagnóstico?

O diagnóstico é feito através da história clínica, sintomas e pela exclusão de outras causas de prurido, como infestação por pulgas, por exemplo.

Posso testar no meu cão para saber ao que ele é alérgico?

Geralmente, os testes de alergia são usados pelo médico veterinário com o propósito de fazer uma vacina e não para fazer o diagnóstico da dermatite alérgica. Os mais usados são os testes intradérmicos ou análises sanguíneas.

Como tratar a dermatite atópica?

Antes de mais devemos informar o tutor do seguinte:

A dermatite atópica é geralmente uma condição crônica e sem cura;
O prurido pode não desaparecer por completo, mas geralmente com o tratamento o nível do prurido melhora para um nível aceitável;
A dermatite atópica pode recidivar e, normalmente, piora com a idade do paciente;
É importante manter um controle rígido das pulgas e diminuir a concentração de alergênicos;

Imunoterapia (vacina)

É o único tratamento que cura a dermatite atópica. A vacina é feita com os alergênicos aos quais o cão testou positivo no teste de alergias, para induzir uma “tolerância” a essas substâncias. Desde modo quando o cão contacta novamente com estes alergênicos vai ser muito menos sensível a eles. A vacina pode controlar os sintomas de alergia em 65% dos cães.

Anti-inflamatórios e antipruginosos

Estes medicamentos vão ajudar no controle do prurido e na diminuição da inflamação da pele. O método veterinário irá ajudá-lo a encontrar o medicamento que melhor se adapta ao seu cão. Como todos os cães atópicos são diferentes, alguns deles podem ter de experimentar mais que um tipo de medicação para ver qual a que melhor funcionará.

Controle de pulgas

É muito importante para qualquer cão com dermatite atópica estar protegido contra pulgas durante todo o ano. Os cães atópicos são mais sensíveis à picada da pulga, por isso devemos evitá-lo, mesmo que aconteça só ocasionalmente.

Alergênicos no ambiente

Medidas para diminuir a concentração de alergênicos:

Banhar o animal com frequência para diminuir o nível de alergênicos na pele;
Evitar passear em gramado com o cão, principalmente se a grama estiver recém cortada;
Retirar tapetes e carpetes de casa;
Aspirar a casa frequentemente;
Lavar a cama do cão frequentemente com água quente para diminuir os ácaros;
Manter a casa sem fumo de tabaco;
Controlar a umidade e a temperatura com ar condicionado;

O manejo desta situação exige paciência e devemos estar conscientes que será uma condição que durará toda a vida do animal. No entanto, o uso das vacinas terapêuticas e a sua alteração sempre que necessário pode fazer com que o seu cão tenha, ainda assim, uma vida longa e com qualidade.

3 respostas em “Dermatite atópica, como identificar e tratar”

Adorei,vocês foram o único site completo assim que eu achei,vocês super me ajudaram,obrigada

Eu to aprendendo bastante com voces tenho um pit bul aqui em casa que ta me dando muita noites de sono perdida devido os veterinarios nao co seguir curalo ele tem essa dermatite desde os 6 meses hoje com 1 e 5 mes ele sofre com isso e eu sofro junto ja testei todo quanter medicaçao ja gastamos o que nao tinha pra curalo e ate hoje nada hoje uso epoquel nele mas nao consegui reverter ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *