Categorias
Curiosidades Destaques Gatos

Deixe seu gato lindo e sua casa livre de pelos

Mesmo sendo animais bastante higiênicos, gatos precisam de cuidados com a pelagem, principalmente para que não sofram tanto com bolas de pelos e para que a casa não fique cheia de fios espalhados.

A dica é avaliar se seu felino tolera ou não os banhos e dar somente quando for necessário. A seguir, veja os cuidados recomendados pelos especialistas para os diferentes pelos dos bichanos.

  • Pelos curtos: Para esses gatos, recomendam-se escovações diárias ou semanais com escova de cerdas macias. A escovação trás vários benefícios, desde estreitar a relação entre o pet e o dono até prevenir bolas de pelos. Uma dica muito boa é passar flanela ao longo do corpo do gato para retirar os pelos mortos e deixar um lindo brilho na pelagem. Colocar luvas de borracha nas mãos e passar nos felinos e em locais onde ele dorme ou deixa muitos pelos espalhados é outra boa dica para retirar pelos fios soltos no ambiente. Também existem luvas específicas para escovação de gatos, confira aqui.
  • Gatos de pelo longo: A rotina de quem tem um gato de pelagem longa ou semilonga em casa deve incluir escovação diária. A escova mais indicada é a mesma para os dois tipos de pelo: a rasqueadeira macia, cujas cerdas, mesmo se forem de metal, tem as pontas lisas. Ela remove muito mais os pelos mortos devido ao elevado número de cerdas e não machuca o gato. Para escolher a rasqueadeira certa, passe-a em sua pele e se não causar ranhuras é a ideal. Outro cuidado para não irritara pele do gato é escova-lo sempre com movimentos leves, no sentido do crescimento do pelo e sem fazer pressão. Ao encontrar um nó, abra-o com os dedos e passe a rasqueadeira até desmanchá-lo por completo.
  • Sem pelos: Se engana quem pensa que gatos pelados não precisam de cuidados. Raças como Sphynx integram a curta lista de felinos que necessitam de banhos mensais, pois acumulam mais oleosidade no corpo. Um lenço umedecido sem cheiro para assepsia do gato uma vez na semana. Cortar as unhas desses gatos a cada 15 dias é importante, pois ela acumula muitos resíduos de oleosidade e sujeira.
  • Gatos com sub pelo: Raças como Persa e Maine Coon são exemplos de gatos dotados de sub pelo, cuja função é proteger a pele do animal de raios solares ou do frio extremo. Contudo, nem todos os felinos possuem essa camada extra na pelagem. Para saber se seu gatinho tem sub pelo, basta observar se ele é revestido apenas de fios lisos, ou se é mais “cheinho”, tendo os fios mais curtos rentes a sua pele.
  • Gatos com a pelagem clara: Já existem xampus clareadores voltados para felinos no mercado. Como a sujeira fica mais visível nessa cor de pelagem, banhos são recomendados apenas quando o gato se suja. Convém cuidar para não deixar a pelagem do animal roxa usando xampus de má qualidade.

Tosar é bom?

Nos últimos anos, tosar gatos tem sido uma opção de serviço novo para os gateiros. Contudo, é preciso ser feito com muito cuidado, pois nem todo gato aceita bem o novo “penteado”. Algumas tosas podem ajudar na manutenção do dia a dia, mas não excluem a escovação. O mínimo que deve ser deixado no gato é um dedo de pelagem. Tosas mais baixas que isso, além de tirarem a proteção do animal, podem causar automutilação por tamanho incômodo sentido pelo pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *