Categorias
Raças

Dálmata: O simpático cão pintado

Conhecido por ser um cachorro de “bolinhas”, o Dálmata é considerado o cão de raça mais diferente e que mais se ressalta entre todos os outros cães. Ele atrai olhares de verdadeira admiração por onde passa. É impossível resistir à beleza de suas charmosas pintinhas preto e branco. A pelagem branca, enfeitada por pintas escuras que ainda hoje distingue o Dálmata de todos os outros cães, é tão característica e apreciada que chega a determinar o destino da raça. Não é à toa que o Dálmata foi escolhido como acompanhante de nobres nos tempos das carruagens. Sendo assim, apelidados de “coach dog”, cão de carruagem. A aparência bela e chamativa, o porte e a elegância natural, a grande resistência para longas caminhadas faziam dele o cão perfeito para essa função. Herança do tempo em que os carros de combate a incêndios eram puxados por cavalos, o Corpo de Bombeiros, em cidades dos Estados Unidos e da Europa, adotou o Dálmata como mascote. Foi também o charme exclusivo das pintas que levou a raça ao estrelato em 1961, com o lançamento do desenho animado “Os 101 Dálmatas”, da Disney.
Famoso no mundo inteiro, o Dálmata é um cão alegre, atento, divertido e sensível, principalmente com crianças. Não é um guardião, mas defende e vigia o lar se necessário. De aparência elegante e harmoniosa esse simpático cão pintado por ter muita energia, prefere viver em lugares amplos, onde pode correr e brincar. Mas ele vive bem também em apartamentos se o dono levá-lo para passear todos os dias.

image005

Origem
Não se sabe ao certo a origem da raça. Sua história é ainda desconhecida e motivo de disputas: Alguns acreditam que o animal já era presente no Egito Antigo; outros que o cão vem da Grécia Antiga; e outros, que a raça se desenvolveu na região de Dalmácia, na Iugoslávia, que originou o seu nome. De certo, sabe-se que a origem da raça foi atribuída à nação europeia. Historiadores acreditam que esses cães eram usados para guardar estábulos e escoltar carruagens (como protetores e adornos da aristocracia), além de caçar pragas e pássaros e pastoreio de ovelhas.

dalmatas

  1. Atrai olhares admirados por sua beleza
  2. Ostenta elegância
  3. É elétrico por natureza
  4. Precisa de muito movimento
  5. Distribui alegria por onde passa
  6. Estar sempre pronto a corridas e caminhadas
  7. É brincalhão, meigo, sociável e dócil com crianças
  8. Tem afinidade com cavalos
  9. Desconfia de estranhos, e avisa sua presença, com latidos de alerta
  10. Convive bem com outros animais
  11. É rústico, limpo e ter uma saúde de ferro
  12. Adora passeios de carro
  13. Aprecia a companhia do dono
  14. Vive bem dentro de casa
  15. Os dálmatas são cães inteligentes.
  16. Possuem o faro desenvolvido, pois fazem parte da família de cães farejadores.
  17. Em função de suas várias habilidades, podem ser usados também como cão-guia e cão pastor.

Ficha Canina
Raça: Dálmata
Origem: Dalmatia, República Croata
Grupo: Sabujos Farejadores e Raças Assemelhadas
Finalidade: Cão de companhia, de família, adequado para ser treinado para várias utilidades
Expectativa de vida: Entre 10 e 14 anos de companhia e alegria a seus donos Características do Pug: Dálmatas são cães cheios de energia, brincalhões, muito inteligentes e leais.
Pontos fortes: sociável e amigável, nem tímido nem desconfiado, nem medroso nem agressivo. Tipo animado, leal, independente e fácil de treinar. O Dálmata gosta de atividades aquáticas e ao ar livre. Ele tem um característico instinto de caça.
Pontos fracos: Surdez e pedras nos rins podem acometer dálmatas.

image006

CURIOSIDADES…

  • É a única raça com pontinhos;
  • Cães da raça Dálmata já foram muito populares no circo;
  • Nos primeiras 10 dias da vida de um Dálmata, as pintinhas só são visíveis na pele, embaixo do pelo. A partir desse período as manchinhas emergem;
  • As manchinhas de cada Dálmata são únicas e não há dois cães com a mesma padronagem;
  • Tendência para surdez e pedra nos rins;
  • No século XIX, os dálmatas eram usados por bombeiros norte-americanos como cães guias dos cavalos que puxavam os carros de bombeiros.

poderes-secretos-racas-de-cachorro-4-838x629

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *