Categorias
Destaques

Curiosidades sobre o Rottweiller

As suas origens são remotas e várias as hipóteses propostas. Os alemães asseguram que a raça é absolutamente germânica; segundo eles, no passado, era criada principalmente pelos açougueiros.

É indiscutível, no entanto, que se trata de um antigo boiadeiro, e não de um cão originalmente utilizado para a guarda ou a defesa, tarefas que hoje realiza com eficácia.

Embora especialistas afirmem que o rottweiler descende do boiadeiro bávaro, muitos não compartilham da mesma opinião. Este cão estava difundido na antiguidade por todas as regiões que, do cantão suíço de Allgau, estendem-se até o Nacker e Rottweil, ao sul de Württemberg; os romanos haviam estabelecido ali um importante centro militar e levado para lá um molossóide, longínquo descendente do mastim do tibet, que lhes servia para guarda e condução do gado; diz-se que este cão foi o progenitor do rottweiler. E como a criação de gado em Allgau abastecia as vastas zonas da Alemanha meridional, pode-se supor que a raça se tornou um cão boiadeiro, nos mesmos criadouros alemães.

Comportamento

Sua principal característica é ser um cão muito dominante. Não tolera outros cães e tem um instinto para a luta. A fêmea é muito mais tolerante, tem melhor integração com a vida familiar e tem um senso protetor com as crianças. Se você for assaltado, cães dessa raça entram em fúria, defendendo-lhe até o fim da briga e sem receio algum de choques ou ameaças das mais variadas.

No entanto, o Rottweiler é calmo, amigável, familiar, amoroso, tranquilo e não late muito. Conforme citado anteriormente, boa parte da personalidade da raça será formada a partir do tipo de criação que lhe for oferecida – sendo, portanto, totalmente possível condicionar um animal da raça a desenvolver mais o seu lado amoroso e de companhia. Com o treinamento adequado, também é possível juntar as melhores características da raça e ter em casa um cão extremamente afetuoso e, ao mesmo tempo, altamente protetor.

Dono de uma natureza bastante territorial, pode se tornar agressivo quando sente alguém invadindo o seu espaço – tanto com pessoas que não conhece como com outros animais (especialmente outros cachorros).

Expectativa de vida: de 8 a 10 anos

Origem: Alemanha

Personalidade: Dedicado, Boa natureza, Alerta, Firme, Seguro de si mesmo, Obediente, Calmo, Confiante, Corajoso, Destemido

Peso: Feminino: 35–48 kg, Macho: 50–60 kg

Altura: Feminino: 56–63 cm, Macho: 61–69 cm

Cores: Preto, Cor Mogno, bronzeado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *