Categorias
Coelho Destaques

Cuidados na alimentação de pets não convencionais

Existem alguns mitos na alimentação de animais não convencionais, fruto da sabedoria popular. Culturalmente, macacos comem banana, coelhos comem cenoura, papagaios comem girassol, e jabutis se alimentam de mamão e tomate. Contudo, tais alimentos não bastam para que o animal esteja bem nutrido. Deficiência nutricional pode acarretar inúmeros distúrbios desde problemas neurológicos, doenças ósseas, hepáticas, renais, respiratórias e gastrointestinais, além de predispor a infecções bacterianas, parasitárias, virais e fúngicas.

Alimentar aves apenas com sementes por exemplo, pode levar à deposição de gordura no fígado e, mas tardiamente, a problemas hepáticos que causam despigmentação das pernas, hipercrescimento de bico e unhas, problemas de coagulação e obesidade, diminuindo drasticamente seu tempo de vida.

Quem disse que macaco só come banana?

Os repteis são animais que também sofrem muito com a desnutrição, mas por conta do seu metabolismo lento, sobrevivem mesmo desnutridos. Contudo, desenvolvem algumas doenças crônicas ao longo da vida que não chamam a atenção do tutor, já que não possuem expressões faciais que demonstrem dor. Portanto, é importante ficar atento, pois uma das principais causas de doenças dos pets não convencionais é a alimentação desbalanceada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *