Existem alguns mitos na alimentação de animais não convencionais, fruto da sabedoria popular. Culturalmente, macacos comem banana, coelhos comem cenoura, papagaios comem girassol, e jabutis se alimentam de mamão e tomate. Contudo, tais alimentos não bastam para que o animal esteja bem nutrido. Deficiência nutricional pode acarretar inúmeros distúrbios desde problemas neurológicos, doenças ósseas, hepáticas, renais, respiratórias e gastrointestinais, além de predispor a infecções bacterianas, parasitárias, virais e fúngicas.
Alimentar aves apenas com sementes por exemplo, pode levar à deposição de gordura no fígado e, mas tardiamente, a problemas hepáticos que causam despigmentação das pernas, hipercrescimento de bico e unhas, problemas de coagulação e obesidade, diminuindo drasticamente seu tempo de vida.
Quem disse que macaco só come banana?
Os repteis são animais que também sofrem muito com a desnutrição, mas por conta do seu metabolismo lento, sobrevivem mesmo desnutridos. Contudo, desenvolvem algumas doenças crônicas ao longo da vida que não chamam a atenção do tutor, já que não possuem expressões faciais que demonstrem dor. Portanto, é importante ficar atento, pois uma das principais causas de doenças dos pets não convencionais é a alimentação desbalanceada.