Categorias
Cães Destaques

Conhece o Bichon Havanês?

Este cão está pouco difundido e é pouco o que se sabe sobre a sua origem. Parece que há muitos anos alguns camponeses italianos da região de Emilia, ao emigrarem para a Argentina, levaram consigo cães bolonheses que, cruzados com um caniche pequeno, formaram um tipo novo de bichon: uma vez em Cuba, adquiriu o nome de havanês. Os exemplares europeus seriam, portanto produto duma reimportação.

Dechambre sugere uma hipótese diferente: o havanês seria proveniente do maltês levado ás Antilhas pelos espanhóis. Nalguns países é chamado “cão de seda de Havana”.

Aspecto

O Havanese é um cão compacto, coberto por uma pelagem longa, ondulada, suave e sedosa. Ele tem membros curtos e pernas retas. A cauda é levantada acima da traseira e coberta com longos pelos sedosos. As orelhas tem forma triangular, com um vinco pequeno que faz com que o cão a erga quando está alerta. O Bichon Havanês pode ser de várias cores, como: branco, creme, preto, azul, chocolate ou fígado.

Comportamento

O Bichon Havanês é um cão de interior, que vive muito bem dentro de casa e gosta de estar com a família. É muito inteligente, carinhoso, alegre e brincalhão. Esta é uma raça que tende a conviver muito bem com outros cães e animais de estimação. Equilibrado, não é nem agressivo nem possessivo.

Expectativa de vida: de 13 a 15 anos
Altura: 23 – 27 cm (Adulto, até à cernelha)
Peso: 4,5 – 7,3 kg (Adulto)
Personalidade: Brincalhão, Gentil, Responsivo, Companheiro, Inteligente, Afetuoso
Cores: Preto, Havana Brown, Branco, Mahogany, Fulvo, Tobacco

 

4 respostas em “Conhece o Bichon Havanês?”

Boa tarde! Meu nome é Paulo Honório e moro em Brasília/São Paulo. Onde vc conseguiu um havanês no Brasil? Estou tentando achar a tempos e não consigo um contato com algum criador. Saberia me informar. Deixo meu contato para troca de informações. (61)98125-8771

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *