Categorias
Aves Curiosidades Destaques

Como evitar excesso de postura das aves

As aves fêmeas geralmente entram em período reprodutivo no período da primavera, por conta do aumento do período de luz nessa estação do ano. Esse estimulo é importante para que seu organismo inicie a produção de ovos.

Calopsitas fêmeas por exemplo, poderão fazer postura de ovos mesmo na ausência de machos ou ninho, quando são muito próximas de seu criador. Contudo, quando o tutor, na melhor das intenções, retira o ovo da ave, uma vez que não está fecundado ou não pretende reproduzir, a ave continua a fazer a postura, até o seu esgotamento energético.

Isso faz com que ele demonstre fraqueza, fraturas em ossos ou até crises convulsivas. Quando percebem que seus ovos não estão fertilizados, abandonam o ninho em até três semanas e, dependendo dos estímulos externos, poderão retornar a fase de postura. Durante o período no qual ele está no ninho chocando, há uma recuperação do organismo, que interrompe o desgaste energético muito intenso da postura. Portanto, recomenda-se deixá-la com acesso a esses ovos para completar seu ciclo reprodutivo.

4 respostas em “Como evitar excesso de postura das aves”

Bom dia.
Mas assim, como deixar com acesso aos ovos sem descarta los, pois se deixar ela senta pra chocar e ai ja vai crescer os filhotes dentro. E naontem como descartar depois.
Teria ovo artificial pra comprar e por no ninho ?

So tera filhotes se houver um macho com a femea, se ela estiver sozinha, não terá filhotes, pois não estarão fecundados. Deixe os ovos com ela, ate ela não estiver mais chocando, depois vc pode tira-los.

Podemos evitar que a fêmea sola, não bote tantos ovos durante o ano? Tenho uma, e ela botou ovos em set, uns 8 e depois agora em novembro está botando novamente?
Sem saber estimulamos a essa produção?

A melhor maneira de evitar que a fêmea bote é minimizar os gatilhos de ninho, como caixas, hábito de se esconder atrás das portas, além de proporcionar uma qualidade e quantidade de horas de sono adequado. Calopsitas são muito sensíveis a exposição de luz. Quando anoitecer coloque sua ave para dormir em local tranquilo e bem escuro, pode cobrir a gaiola com pano também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *