Categorias
Cães Destaques

Como distrair cães que ficam sozinhos em casa

Os cães são animais muito brincalhões, sociais e ativos, por isso, precisam de exercícios, brincadeiras e atividades diárias, principalmente aqueles que passam muito tempo em casa sozinhos. Isso porque pets que não liberam de forma adequada a energia que têm, podem ficar entediados e irritados e, a partir daí, passam a se preocupar com destruição de imóveis e objetos, além de desenvolverem problemas comportamentais como compulsão ou a ansiedade de separação, distúrbios muito comuns nos dias de hoje justamente por erros de manejo de tutores que não promovem enriquecimento ambiental correto ao animal. Assim para manter o animal de estimação saudável e feliz, é importante que seus tutores saibam que não basta apenas encher a casa de brinquedos, já que nada substitui os passeios, que são fundamentais para o físico do animal e para a sua mente também. A importância de um não exclui a importância do outro, posto que todas as atividades são válidas para um cão que passeia sozinho.

Caçando a ração

Espalhe parte da sua refeição pela casa, fazendo uma espécie de “caça a ração”. Além de ser divertido para o pet, ele se alimenta de forma correta e ainda gasta energia ao procurar os grãos de ração escondidos.

Liberadores de comida

Brinquedos que liberam petisco ou que são recheáveis são ótimos para estimular mentalmente seu pet e animá-lo. É possível até fazer um liberador de comida em casa, com uma garrafa pet. Faça furos nela e queime cada um deles com um isqueiro, para que não machuque a boca do cão. Quanto menos furos, maior será a dificuldade para obter os grãos. Porém devemos ter em mente que cães muito ansiosos podem desistir da brincadeira se encontrarem muita dificuldade, por isso é ideal vê-lo interagindo com a garrafa para saber quantos furos fazer. Assim a brincadeira será prazerosa.

Brinquedos mastigáveis

Outra opção também são os brinquedos mastigáveis e comestíveis como ossinhos, palitos, orelhas de boi, tutano, tíbia e outros petiscos vendidos no mercado feitos de componentes não tóxicos e biodegradáveis. Recomendo que a periodicidade da oferta de tais distrações seja verificada com o veterinário para que a dieta do pet não seja alterada de forma inadequada.

Para cães destruidores

Se o prazer do seu cão é somente a destruição, sem correr o risco de comer pedaços do brinquedo destruído, você pode investir no enriquecimento ambiental com itens de reciclagem, como uma garrafa pet sem rótulo e tampa com petisco dentro, caixas de papelão e até coco verde para ele despedaçar. Contudo, evite, por exemplo, pelúcias que podem causar algum acidente digestivo ou respiratório no peludo, bolas de gude, que podem ser engolidas e são de vidro, e ossos naturais.

Esses últimos, além de desgastarem excessivamente o dente do cão, podem quebrar e até perfurar o esôfago do seu amigo. Eles inda apresentam risco de contaminação por alguma bactéria ou fungo. Assim, se além de destruidor seu cão come pedacinhos dos brinquedos destruídos, uma boa opção são produtos mais resistentes e duráveis, com os feitos de nylon, que também ajudam na higiene bucal do pet. As bolas de tênis, que têm grande durabilidade por serem resistentes e podem ser molhadas para dificultar a destruição, também não despedaçam.

Petiscos congelados

No calor, você pode usar os brinquedos recheáveis de outra forma, congelando-os com frutas, água de coco ou até a própria ração amolecida com água ou alimento úmido que o cão consuma. Além de refrescar o cão a brincadeira fica mais difícil e entretém o animal por mais tempo.

Treinar comandos nas horas vagas, além de ajudar a controlar o pet, é um passatempo bem legal. Deixe as outras brincadeiras para quando você não estiver com ele, assim, elas serão bem mais interessantes nos momentos em que realmente forem necessárias.

Não podemos esquecer também que o adestramento é um ótimo estimulo para seu pet e, na duvida sobre qual brinquedo deixar com seu amiguinho de quatro patas consulte um profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *