close
gato-laranja

Você acabou de ganhar um amigão felino? Não fique chateado se ele passar os primeiros dias escondido embaixo da cama ou atrás da estante. Leva um tempo até que o gato se acostume com a mudança de casa e de família. Respeitar esse período é o primeiro passo para conquistar a sua confiança. Enquanto isso, invista nas guloseimas e nos brinquedinhos. Eles ajudam a acelerar o processo de adaptação ao novo ambiente. E jamais force carinhos e coloque o animal no colo contra a vontade dele, o que só o afastará mais. Saiba ter paciência até que ele sinta que a sua casa também é a casa dele.

Para facilitar

Primeiro, instale o gato em um cômodo e vá mostrando o resto da casa aos poucos. Se possível, traga referências do lugar onde ele morava antes, como a cama, um pedaço de pano e até um brinquedo que, para ele, terá um cheiro mais familiar. Isso diminuirá a fase de estranhamento.

Um é pouco?

Apesar da independência, alguns gatos dão sinais de solidão. Começam, por exemplo, a fazer xixi fora da caixa de areia. Se isso acontecer com o seu, porque você precisa ficar muito tempo fora de casa, cogite a possibilidade de arrumar um companheiro de bagunça para o coitado. Diferentemente do que a maioria das pessoas acredita, dois gatos dão menos trabalho porque fazem companhia um para o outro e se divertem sem depender dos seres humanos. Acabam a agitação, a destruição, a falta de vontade de comer, os miados de madrugada. E a despesa não aumenta tanto assim.

Outra dica importante é a esterilização/castração do seu gato ou gata, além de evitar ninhadas indesejadas, demarcação e disputa de território por machos, a cirurgia evita em mais de 90% o surgimento de tumores mamários, uterinos ou de próstata. O gatinho ou gatinha fica mais tranquilo em casa e você também!

Tags : adoçãofelinogatopetraçasSRDterrazoovira-latavira-latas
Terra Zoo

Sobre o autor Terra Zoo

    1. Olá, tudo bem?

      Informamos que a Terra Zoo não resgata e nem recebe animais por não ter local apropriado e nem pessoal para atender essa demanda. Em contrapartida, a Terra Zoo abre espaço para ONGs de proteção animal por meio das Feirinhas de Adoção e das vitrines de adoção: Rio Anil Shopping, São Luís Shopping, Cohama e Imperatriz.

      São essas ONGs que levam os animais para adoção nas feirinhas e colocam os gatos nas vitrines. Todos os animais são previamente vacinados, vermifugados e microchipados, além dos animais adultos, obrigatoriamente, já serem castrados. Esses requisitos são necessários e exigidos pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.

      Para doar animais, você pode entrar em contato com alguma dessas ONGs e solicitar ajuda. Eles sempre divulgam pedidos de terceiros nas redes sociais – muitos conseguem ser doados dessa forma 🙂

      ONGS E PROJETOS PARCEIROS DA TERRA ZOO

      EM SÃO LUÍS:

      AMADA – ASSOCIAÇÃO MARANHENSE EM DEFESA DOS ANIMAIS
      FACEBOOK: AMADA – ASSOCIAÇÃO MARANHENSE EM DEFESA DOS ANIMAIS
      INSTAGRAM: @amadasaoluis
      E-MAIL: amada.sl@gmail.com
      Site: http://www.amadaslz.org.br

      CÃES E GATOS DE RUA DE SÃO LUÍS
      FACEBOOK: CÃES E GATOS DE RUA SLZ
      INSTAGRAM: @caesegatosderuaslz
      E-MAIL: caesegatosderuaslzma@gmail.com

      AME PETS
      FACEBOOK: AME PETS SLZ
      INSTAGRAM: @amepetsslz
      E-MAIL: amepets@hotmail.com

      IMPERATRIZ:

      GPAI – GRUPO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DE IMPERATRIZ
      FACEBOOK: GPAI – GRUPO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DE IMPERATRIZ
      INSTAGRAM: @g.p.a.i
      E-mail: gpai.protetoresdeitz@gmail.com

Deixe uma resposta