close
Aquarismo

Peixe Kinguio (Japonês): Brincalhões e indefesos

Kinguio-5

Qualidades como dócil, sociável e fácil de criar, dão ao Kinguio diversas razões para ser o peixe mais famoso e colecionado do mundo.

kinguio-3
Mais popularmente conhecido como peixe japonês, peixinho dourado ou Goldfish mundo afora, o Kinguio é o peixe ornamental mais antigo e mais popular do mundo. Até mesmo quem não é fanático por peixes, já deve tê-lo visto ao menos uma vez na vida. Seja num filme, num comercial de televisão ou na casa de algum amigo. Fatores como resistência, comportamento pacífico, variedades de cores e formatos, dão ao kinguio diversas razões para serem os peixes mais famosos e colecionados há tanto tempo.

kinguio-2

Encontrado nas variedades oranda, cometa, cabeça de leão, bolha, celestial e telescópio, o peixe Kinguio tem descendência de um peixe carpa selvagem cujo nome científico é Carassius auratus. Pertencente à família dos Ciprinídeos (Cyprinidae), a que pertencem as carpas, é originário da Ásia Oriental, e datado como o primeiro peixe a ser criado com fins ornamentais pelo ser humano, na China. Existem relatos chineses de mais de mil anos de Kinguios sendo colocados em pequenos baldes para mostrar aos hóspedes e visitas em ocasiões especiais. Kinguios são peixes fascinantes e populares. Embora ele seja originalmente da China, contudo, sua popularidade espalha-se hoje por todos os continentes. Essa espécie também é forte no Japão e causa grande admiração na Europa. Conta-se que o rei francês Luiz XV freqüentemente os oferecia de presente a sua amante, a marquesa de Pompadour.

kinguio-1

Os kinguios são peixes dóceis, graciosos, calmos, amigos e até indefeso, por isso é recomendável deixa-los somente com outros kinguios no aquário, pois outros peixes, como por exemplo, tetras e sumatras, mordem suas caudas, provocando estresse e ferimentos, que podem gerar problemas de saúde. Os peixes recomendáveis para lhe fazer companhia são: Molinésia, Limpa-Vidros, Cascudos, Tanitis, Limpa Fundo, Barbos, Coridoras e Colisa.

Kinguio-4

Brincalhões, coloridos e bagunceiros, os Kinguios são conhecidos como “porquinhos do aquário”, este peixe tem uma mania: a de revirar todo o substrato do aquário, sujando tudo, arrancando plantas e objetos de decoração à procura de alimento, deixando assim a água turva. Para que ele esqueça esse hábito nada civilizado, o ideal é fazer uma grossa forração no fundo do aquário usando cascalho. Como vegetação, as plantas que melhor resistem às peripécias do kinguio são a Vallisneria, a Elodea e a Echinodorus. O ideal é um aquário bem espaçoso, sem obstáculos, para eles nadarem a vontade.

Kinguio-5

A alimentação, desses magníficos animais, deve ser bem variada. Eles apreciam vegetais, como pepino, mostarda, alface, agrião, espinafre, acelga, alga nori, lentilha d’água, salvínia e elodea. Já o brócolis, a couve-flor e até ervilhas precisam ser cozidos. Elesapreciam também alimentos vivos como artêmias, e até pequenos peixes, minhocas e Blood worms, que possuem alto teor de proteínas, além de alimentos secos em geral. Como todo peixe em cativeiro, devem ser alimentados 2 vezes ao dia, manhã e tarde. Uma dica: procure alimentar os peixes com os alimentos naturais pela manhã e com os secos à tarde. Isto melhora a assimilação das proteínas e demais nutrientes pelos kinguios. Existem rações específicas, à venda na Terra Zoo, o que torna mais prática e completa a alimentação do seu mascote.

Kinguio-6

Os Kinguios atingem em média 15 cm de comprimento e podem viver entre 5 e 10 anos. Todavia existem relatos de Kinguios que chegaram a medir 30 cm de comprimento e de outros que viveram por 70 anos. O certo é que com uma boa dose de carinho e cuidado, estes peixes milenares certamente trarão alegria e distração para você e sua família. Na Terra Zoo, encontra-se Kinguios de várias espécies e cores, aquários, e alimentos, para que o seu peixinho cresça e viva com saúde.

Tags : aquarismokinguiopeixe japonês
julio

Sobre o autor julio

Deixe uma resposta