Categorias
Aquarismo

Peixe Kinguio (Japonês): Brincalhões e indefesos

Qualidades como dócil, sociável e fácil de criar, dão ao Kinguio diversas razões para ser o peixe mais famoso e colecionado do mundo.

kinguio-3
Mais popularmente conhecido como peixe japonês, peixinho dourado ou Goldfish mundo afora, o Kinguio é o peixe ornamental mais antigo e mais popular do mundo. Até mesmo quem não é fanático por peixes, já deve tê-lo visto ao menos uma vez na vida. Seja num filme, num comercial de televisão ou na casa de algum amigo. Fatores como resistência, comportamento pacífico, variedades de cores e formatos, dão ao kinguio diversas razões para serem os peixes mais famosos e colecionados há tanto tempo.

kinguio-2

Encontrado nas variedades oranda, cometa, cabeça de leão, bolha, celestial e telescópio, o peixe Kinguio tem descendência de um peixe carpa selvagem cujo nome científico é Carassius auratus. Pertencente à família dos Ciprinídeos (Cyprinidae), a que pertencem as carpas, é originário da Ásia Oriental, e datado como o primeiro peixe a ser criado com fins ornamentais pelo ser humano, na China. Existem relatos chineses de mais de mil anos de Kinguios sendo colocados em pequenos baldes para mostrar aos hóspedes e visitas em ocasiões especiais. Kinguios são peixes fascinantes e populares. Embora ele seja originalmente da China, contudo, sua popularidade espalha-se hoje por todos os continentes. Essa espécie também é forte no Japão e causa grande admiração na Europa. Conta-se que o rei francês Luiz XV freqüentemente os oferecia de presente a sua amante, a marquesa de Pompadour.

kinguio-1

Os kinguios são peixes dóceis, graciosos, calmos, amigos e até indefeso, por isso é recomendável deixa-los somente com outros kinguios no aquário, pois outros peixes, como por exemplo, tetras e sumatras, mordem suas caudas, provocando estresse e ferimentos, que podem gerar problemas de saúde. Os peixes recomendáveis para lhe fazer companhia são: Molinésia, Limpa-Vidros, Cascudos, Tanitis, Limpa Fundo, Barbos, Coridoras e Colisa.

Kinguio-4

Brincalhões, coloridos e bagunceiros, os Kinguios são conhecidos como “porquinhos do aquário”, este peixe tem uma mania: a de revirar todo o substrato do aquário, sujando tudo, arrancando plantas e objetos de decoração à procura de alimento, deixando assim a água turva. Para que ele esqueça esse hábito nada civilizado, o ideal é fazer uma grossa forração no fundo do aquário usando cascalho. Como vegetação, as plantas que melhor resistem às peripécias do kinguio são a Vallisneria, a Elodea e a Echinodorus. O ideal é um aquário bem espaçoso, sem obstáculos, para eles nadarem a vontade.

Kinguio-5

A alimentação, desses magníficos animais, deve ser bem variada. Eles apreciam vegetais, como pepino, mostarda, alface, agrião, espinafre, acelga, alga nori, lentilha d’água, salvínia e elodea. Já o brócolis, a couve-flor e até ervilhas precisam ser cozidos. Elesapreciam também alimentos vivos como artêmias, e até pequenos peixes, minhocas e Blood worms, que possuem alto teor de proteínas, além de alimentos secos em geral. Como todo peixe em cativeiro, devem ser alimentados 2 vezes ao dia, manhã e tarde. Uma dica: procure alimentar os peixes com os alimentos naturais pela manhã e com os secos à tarde. Isto melhora a assimilação das proteínas e demais nutrientes pelos kinguios. Existem rações específicas, à venda na Terra Zoo, o que torna mais prática e completa a alimentação do seu mascote.

Kinguio-6

Os Kinguios atingem em média 15 cm de comprimento e podem viver entre 5 e 10 anos. Todavia existem relatos de Kinguios que chegaram a medir 30 cm de comprimento e de outros que viveram por 70 anos. O certo é que com uma boa dose de carinho e cuidado, estes peixes milenares certamente trarão alegria e distração para você e sua família. Na Terra Zoo, encontra-se Kinguios de várias espécies e cores, aquários, e alimentos, para que o seu peixinho cresça e viva com saúde.

14 respostas em “Peixe Kinguio (Japonês): Brincalhões e indefesos”

O kinguio macho apresenta pequenos “pontos ásperos ” no opérculo (placa que protege as brânquias).
Quando ele atinge a maturidade sexual, esses pontos semelhantes à brotoejas ficam bem evidentes.
Só os machos tem isso.

O primeiro raio das nadadeiras peitorais também apresentam esses micro espinhos nos exemplares machos.

Recentemente adotei um peixinho dourado desse, concordo com tudo que li no artigo pois ele é super dócil e amigável

Ola
Tenho um aquário com kinguios e red fish … em que uma oranda ficou magoada então meti num aquário pequeno que tenho que tem lá uma cria de um red fish que já tem prai 3 meses … a minha pergunta é ela come esse meu peixinho pois tenho medo disso?

Ele pode se adaptar em aquário pequeno?
Daquele redondinho? Gostariaa de dar ao meu filho de 8 anos que tem pedido por um há algum tempo

Olá, estou com um peixe kinguio telescópio que esta com uma mancha branca atrás dos dois olhos, saberia me dizer sé alguma infecção e a melhor tratamento?

Provavelmente é fungo, o meu teve tb, apliquei um produto chamado aqualife marca labcon, e funcionou.

A minha é doidona ,ela matou o meu Beta , detalhe o aquário era enorme , alimentação certinha ,no começo eu achava que o beta era mais agressivo mais nwm ,foi MT pelo contrário.

bom dia. tenho 4 kingio, e todos perseguem o dourado. levam ele a exaustáo. Porque? SÃO DOIS TELESCÓPIO, UM CAPEÇA DE LEÃO E O DOURADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *