Categorias
Coelho Destaques Pets

Minicoelho: um pet fofíssimo para você se apaixonar

Se os coelhos comuns já seduzem com sua fofura, imagine suas miniaturas! Com apenas, em média, 30 cm da ponta do focinho à base da calda, eles têm menos da metade do comprimento de seus primos de tamanho normal. Em vez dos 10 a 12 kg dos coelhos tradicionais, pesam 800 g a 2,5 kg, dependendo da raça. São diversas opções. Com pelos curtos há o Netherland, O Dwarf, o Hotot, o Mini Rex e o Mini Lop. Já com pelos medianos e longos, macios e volumosos, existem o Lion Head, o Angorá, o Teddy e o Fuzzy Lop.

Convívio

Interativos, silenciosos e inteligentes, os minicoelhos estabelecem relações de convívio social com toda a família. Podem ser ótimas companhias para crianças, desde que manuseados com cuidado e segurança, sob supervisão de adulto como se recomenda fazer com os animais de estimação em geral.

Com os animais em geral, os minicoelhos costumam ser tranquilos. Por isso, nunca deixe o minicoelho sozinho na presença de outros animais com os quais ele não tenha tido contato prévio. Um simples descuido poderá ser fatal.

Aproximadamente com 6 meses de idade, quando os minicoelhos chegam à maturidade sexual, tendem a desenvolver territorialidade e dificuldade de convívio pacifico com exemplares da mesma espécie ou até mesmo com pessoas. Nesses casos castrar o exemplar adulto reduz a agressividade.

Alimentação

Minicoelhos precisam de muita verdura, preferencialmente folhas verde escuro como: couve, almeirão e espinafre, que podem ser complementadas com as folhas mais claras, como alface, devem ser evitadas as rações destinadas a coelhos de produção, por conterem excesso de micronutrientes que ao longo prazo causam problemas clínicos aos minicoelhos.

Saúde

Não há necessidade de vacinar minicoelhos mantidos como pet no Brasil. Mas convém estar atento à presença de parasitas e, caso ocorram, providenciar o respectivo tratamento. Pulgas, carrapatos e, principalmente sarnas de ouvido são comumente observados em exemplares expostos a ambientes contaminados ou que convivem com espécies hospedeiras.

A expectativa média de vida dos minicoelhos é de 6 a 8 anos. Mas há exemplares que chegam aos 12 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *