Categorias
Aquarismo Destaques

Zebrasomas: peixes coloridos e cobiçados por hobbistas

Conheça esses peixes marinhos da família dos Tangs que podem ser um belo destaque em seu aquário de água salgada.

A família Acanthuridae possui alguns dos peixes mais cobiçados para se manter em aquários marinhos. Conhecidos como Tangs ou peixes-cirurgiões, apresentam nado elegante e cores muito chamativas, além de várias espécies. Dos gêneros da família, um se destaca por ter peixes relativamente menores, coloridos e com formato um pouco diferente dos demais: o gênero Zebrasoma.  Nativos do Oceano Pácifico e Índico, o gênero possui pelo menos sete espécies reconhecidas, algumas muito comuns em nossos aquários, como o Yelloe Tang (Zebrasoma flavencens) ou o Sailfin Tang (Zebrasoma veliferum). É uma família de peixes exclusivamente marinhos, cuja principal característica é um espinho afiado que adorna o pedúnculo caudal, usado como arma de ataque e defesa, como se fosse um bisturi. Daí a origem de seu nome popular peixe-cirurgiáo.

Gênero zebrasoma

Diferencia-se dos demais gêneros da família pelo fato mais arredondado e a boca mais proeminente formando um “bico”. São peixes sociáveis, geralmente encontrados em cardume, porém apresentam hierarquia, podendo ser agressivos entre si, em caso de poucos indivíduos ou espaço insuficiente.  Alcançam tamanho médio entre 20 e 25 cm na fase adulta, variando conforme a espécie. Todos possuem hábitos muito similares, vivendo geralmente em cardumes na natureza. Contudo, para repetir o habito em aquário, é preciso muito espaço e muitos indivíduos (geralmente, no mínimo três) para que o dominante não oprima apenas um dominado, e acabe por matá-lo por estresse, devido a frequentes investidas.

Sua alimentação e onívora podendo se alimentar de rações básicas, artêmia e camarão. Também se alimentam com frequência de algas, que não devem faltar em sua alimentação. Existem no mercado algas próprias para serem fornecidas a esses peixes, porém, na sua falta, algas coletadas  e tratadas, como nori, e vegetais, como a acelga e espinafre levemente cozidos, podem ser uma opção para suprir a necessidade desses animais por algas.

Tamanho e filtragem

Por serem peixes de porte médio a grande e muito ativos, nadando o tempo todo pelo aquário, quanto maior e mais comprido for o tanque, melhor será para eles. Aquários com pelo menos 1m de comprimento são os que fornecem melhor condição de natação a esses peixes. Aquários cúbicos podem ser usados, tomando cuidado para que o arranjo de rochas permita que eles nadem ao redor dela. Volumes superiores a 200 litros também permitem melhor adaptação dos peixes.

Devido a sua natureza agitada e a necessidade de comer bastante, são animais que sujam bastante a água.

Portanto, as condições de qualidade da água devem ser associadas a uma boa filtragem e boa circulação. Um bom skimmer é uma ajuda eficaz para garantir a limpeza do aquário com Tangs em geral.

Reprodução e compra

O mercado desses peixes ainda é abastecido com animais coletados.

Assim, ao adquiri-los, alguns cuidados são necessários. Verifique se o animal não apresenta manchas pelo corpo, pois são facilmente acometidos pelo ichtio marinho (Cryptocarion) doenças que podem trazer problemas se introduzida em seu aquário.

Prefira sempre animais com nado regular que permaneçam a maior parte do tempo com as nadadeiras bem abertas, e estejam aceitando prontamente a alimentação. Caso haja animais doentes na mesma bateria, evite a compra. Se possuir um aquário-hospital para uma pré-quarentena poderá garantir mais saúde ao aquário.

A reprodução em cativeiro, embora tenha tido grandes progressos, ainda não é dominada para escala comercial, o que aumenta a responsabilidade do aquarista ao adquirir um animal desses para seu aquário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *