Categorias
Raças

Vizsla: O cão esportista

Dócil, companheiro e brincalhão. Assim é o rovidszörü magyar vizsla em português conhecido como braco húngaro de pelo curto ou simplesmente vizsla. A raça, pouco conhecida no Brasil, é um velho conhecido no leste europeu, onde surgiu há mais de mil anos. Nunca foi muito popular porque era um cão controlado pelo Estado, só os nobres tinham o privilégio de contar com a raça como mascote e, eventualmente, o davam de presente à aristocracia de outros países. Era uma honra receber um Royal Golden Vizsla.

vizslaa

De origem húngara, o vizsla tem uma pelagem que se faz notar mais do que qualquer outro traço: é lisa, macia e de um belo dourado. Possui uma enorme versatilidade, agilidade e é fácil de ser treinado, o que o torna também parceiro para provas cinófilas, como as de obediência, faro, busca e resgate e, obviamente, a caça.

vizsla2

Aliás falar que ele é um espetáculo na caça está escrito em toda e qualquer literatura sobre a raça, mas além de ser um ótimo caçador, ele se destaca pelo seu lado companheiro. Tem o temperamento semelhante ao do labrador e do golden retriever, entretanto possui uma forte ligação com o dono, incluindo crianças, é por isso que no EUA ele é apelidado de “cão velcro” por está sempre perto de seu mestre.

vizsla

Passear com um Vizsla é pedir para ser parado, não há quem resista não acariciar seu pelo quente, macio que cobre seus músculos bem definidos. O Vizsla tem uma beleza inconfundível: elegante apesar de simples, porte impecável e de uma inteligência raramente encontrada. Cativante seria um adjetivo que cabe. É uma raça que não cessa de encantar e cativar, amar e ser amado. Devotados, sensíveis, atentos e interessados em demonstrar-se amigos. Extravasam-se em afeição. A maioria dos exemplares da raça adora colo, apesar do tamanho.

vizsla (1)

Além das brincadeiras, o Magyar Vizsla adora estar em contato com a natureza. Pode ser criado tanto em casa como em apartamento, mas desde que tenha espaço para se movimentar. Em todos os itens de convívio, o Vizsla é muito bom. Sempre gentilíssimo com pessoas conhecidas, está constantemente em busca de conhecer mais cheiros, mais desafios e tornar-se melhor no que é esperado deles: seja lá isso o que for!

vizsla (2)
Vizsla é um cão família. Uma raça genuinamente excepcional!

vizla_

 

Origem

As teorias para a origem dessa raça são várias. Uma delas afirma que o Vizsla seja descendente de cães que viviam antes da fundação do Reino Húngaro. Outra possibilidade é que ele seja originário do cruzamento de cães Transilvânia e Weimaraner.
Ficha Canina
País de origem: Hungria
Nome original: Rövidszörü Magyar Vizsla.
Grupo 7: Cães Apontadores.
Utilização: Caça e companhia.
Expectativa de vida: 12 a 13 anos.
Preço: a partir de R$ 2 mil.
Personalidade: Obediente, dócil, inteligente, afetuoso, leal, protetor e sensível.
Pontos positivos: O Vizsla é um cão de companhia, ideal para pessoas que tenham o perfil agitado e apreciem atividades ao ar livre, pois ele é muito ativo.

image002 (2)

Curiosidades

  • As origens da raça têm ligação com o bando de caçadores Magyar (húngaros) que há mais de 1.000 anos se instalou na região hoje chamada Hungria.
  • No EUA ele é apelidado de cão velcro, pois ele adora estar perto de pessoas conhecidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *