Categorias
Cães Destaques Notícias

Saiba mais sobre a Dirofilariose

O mosquito Aedes aegypti causador das doenças Dengue, Febre Amarela, ZIKA, e Chicungunha nos seres humanos, também causa transmite uma doença que pode ser fatal para o seu cão ou gato, a Dirofilariose. O Aedes é principal hospedeiro da DIROFILARIOSE, conhecida popularmente como verme do coração, que afeta cães e gatos e pode também ser transmitida aos humanos. A doença também pode ser transmitidas pelos mosquitos dos gêneros Anopheles e Culex, e se não tratada a tempo pode matar animais e seres humanos.

A incidência dos mosquitos transmissores é maior em áreas de praia e regiões com mata. É uma doença que atingiu vários animais na década de 90. Depois disso, devido aos cuidados preventivos e talvez até ao processo de urbanização, ela praticamente desapareceu. Porém, têm sido frequente o diagnóstico de novos casos da doença. Os principais sintomas são: tosse, cansaço e dificuldade respiratória , que podem levar o animal a óbito.

Entenda o ciclo evolutivo da doença

O mosquito, ao picar o focinho de um animal infectado, ingere larvas (microfilárias) presentes no sangue periférico, que evoluem no mosquito passando para a fase infectante, onde se tornam transmissíveis aos animais domésticos e aos seres humanos, onde evoluem e se alojam no coração e artéria pulmonar (por isso o nome popular “verme do coração”).

Dra. Debora Campos, veterinária da Terra Zoo alerta sobre a importância da prevenção a partir de 6 meses de vida do seu mascote, com medicações à base de moxidectina. Antes de iniciar a prevenção, deve ser feito um exame de sangue para descartar a possibilidade de infeção prévia de parasitas adultos.

O combate ao mosquito é fundamental para a prevenção, e só surtirá os efeitos desejados, se houver a plena colaboração da população, que deve se empenhar completamente nesta batalha, uma vez que aproximadamente 85% dos focos do mosquito transmissor, estão dentro dos domicílios, o que exige atenção constante dos moradores, algo que nem sempre acontece.

A melhor forma é a prevenção, para o cães, recomenda-se o uso de coleiras repelentes de mosquitos, confira aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *