Categorias
Curiosidades

Quantas raças de cães existem no mundo?

Estima-se que existam mais de 400 raças de cães no mundo. A Federação Cinológica Internacional FCI, reconhece aproximadamente 350 em todo o mundo. Mas sempre poderão surgir novas, que só serão oficializadas pela entidade, se seguirem certos padrões, como terem uma quantidade de cães significativa, que reúnam características homogêneas, tais como tamanho, pelagem, comportamento, entre outras.

Os cães surgiram com a domesticação dos lobos há milhares de anos. Os mais dóceis eram selecionados pelo homem para a reprodução. Assim, com o passar do tempo, os filhotes nasciam cada vez mais mansos, facilitando a convivência com os humanos. Dessa forma, eles poderiam servir para ajudar na caça, cuidar de rebanhos e proteger as pessoas.

O Lobo, a origem de todos os cães!
O Lobo, a origem de todos os cães!

As primeiras raças apareceram há cerca de 300 anos. Todas surgiram porque o homem separou cães com determinadas características e os fez reproduzir. Os filhotes, então, herdavam os mesmos traços e comportamento. Assim foram produzidas raças para ajudar na caça, outras com aptidões para cuidar de rebanhos, os que serviam para guarda, ou apenas para companhia.

Dogue Alemão
Dogue Alemão

Portanto, o objetivo, no começo, era fazer com que as diversas raças criadas atendessem às diferentes necessidades do homem. Enquanto na Inglaterra, o terrier foi criado para caçar roedores,  o husky siberiano teve a função de puxar trenós na neve, nas regiões extremamente frias do Hemisfério Norte, e assim por diante.

PINSCHER MINIATURA
Pinscher miniatura

Algumas raças então deram origens a outras raças mais recentes. O pinscher alemão por exemplo, é uma raça de cão originária da Alemanha e está incluso nas origens do doberman, do pinscher miniatura, do affenpinscher, do schnauzer miniatura, do schnauzer gigante e do schnauzer standard.

No Brasil, o fila brasileiro e o terrier brasileiro são as únicas raças reconhecidas pela FCI.

FILA BRASILEIRO, UMA DAS RAÇAS BRASILEIRAS RECONHECIDAS PELA FCI
Fila Brasileiro, uma das raças brasileiras reconhecidas pela FCI

Apesar da grande variedade de raças existente atualmente, com variações impressionantes, diferenças comportamentais, etc… do ponto de vista genético, todas elas continuam a pertencer a uma mesma espécie, o Canis Lupus, ou seja, a mesma espécie do lobo. O DNA dos lobos é praticamente igual ao de qualquer raça de cão, do minúsculo chihuahua ao imenso dogue alemão.

E os vira-latas?

VIRA LATAS, QUEM RESISTE A UM OLHAR DESTES
Vira-latas, quem resiste a um olhar destes?

Quando cães de raças diferentes se reproduzem, os filhotes são chamados SRD ( Sem Raça Definida), famosos como vira-latas. Isso porque o animal não reune as características necessárias para pertencer a uma raça específica. Cada um nasce de um jeito: pequeno ou grande, com rabo comprido ou curto, pelos de única cor ou várias, orelhas longas ou curtas.

Em geral, a mistura torna os vira-latas mais resistentes. Quando se reproduzem naturalmente ( sem serem selecionados pelo homem, como ocorre com os de raça) só os mais adaptados sobrevivem e produzem descendentes. Assim, transmitem para as gerações seguintes características que os tornam mais fortes e resistentes.
Não significa, porém, que não podem ficar doentes ou que viverão mais. Ou seja, todos os cães, de todas as raças e mesmo os vira-latas precisam de carinho, alimentação adequada, vacinas, vermífugos e de um check up no veterinário de tempos em tempos, afirma o Dr. Máximo Chaves, veterinário da loja da Terra Zoo da Forquilha.

A Terra Zoo oferece o que há de melhor qualidade em produtos e serviços, para que você possa cuidar do seu cão, seja de qual raça for, da melhor forma possível.

Uma resposta em “Quantas raças de cães existem no mundo?”

Gosto de ler e amo cachorros de todos os tipos , minha preferência e cães de porte pequeno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.