Categorias
Cães Curiosidades Pets

O que sabemos sobre inteligência emocional canina?

A inteligência emocional canina, está ligada a mesma estrutura cerebral que nós humanos, temos, chamada de sistema límbico, que controla as respostas aos estímulos, provocando alterações orgânicas nervosas e hormonais. É um conjunto de conexões entre órgãos responsáveis pela memória, medo, estresse, instinto sexual, personalidade. Comportamento entre outros. Com isso, são ofertadas as condições necessárias para que o cão possa crescer estruturado e seguro para enfrentamento dos desafios da vida diária:

  1. Ambiente adequado: Com proteção, conforto, e acesso regular a locais para eliminação dos dejetos, além de oferecer a possibilidade de movimento e exercício em instalações higiênicas.
  2. Dieta de qualidade: Deve suprir as necessidades fisiológicas e comportamentais do cão, evitando sobrepeso, a obesidade e desnutrição.
  3. Convivência com outros cães: A vida em grupos sociais caninos é essencial para os cães. Além disso, a convivência do filhote com a mãe e irmãos deve ser respeitada até pelo menos 8 semanas de vida.
  4. Proteção: Ele deve estar livre de dor, sofrimento, trauma e doenças.
  5. Ser cão: Deve ser permitido que o animal expresse padrões normais de comportamento da espécie.

Cães precisam ser socializados de maneira correta, sendo apresentados a barulhos de diferentes intensidades, outras pessoas e animais. Isso vai ajudá-lo a diminuir o medo e a ansiedade.

Até os 5 meses de idade, cães devem ter contato com o maior número de estímulos, sons, pessoas e situações para que não se torne um cão ansioso e estressado. Ofereça enriquecimento ambiental enquanto ele estiver sozinho em casa ( brinquedos, maneiras diferentes de ofertar comida, entre outros). Momentos de lazer e diversão são indispensáveis, assim como atenção e carinho.

A inteligência emocional dos cães mais velhos

Até os mais velhos podem ter sua inteligência emocional desenvolvida, embora o processo talvez seja mais lento nessa faixa etária. A menos que o animal tenha alguma doença específica, sua cognição está preservada. Os métodos utilizados são idênticos aos das demais idades. O importante é que os tutores tenham paciência para que possam excluir padrões de comportamento já estabelecidos e adotar novas estratégias.

As maiores causas de problemas em cães

Ambiente conflitivo entre pessoas ou entre cães, local inadequado, punições, atitudes inconsistentes e contraditórias em relação ao que o cão pode ou não fazer, falha na sociabilidade, isolamento, negligência nos cuidados de saúde e monotonia, causam os problemas mais variados em cães. Por consequência, o animal ficará inseguro, ansioso, potencialmente agressivo e vulnerável a doenças orgânicas. A falta de consciência dos tutores deixa os pets confusos, inseguros e atrapalha o convívio familiar.

O que for consentido uma vez deverá ser consentido sempre. E o que não é permitido não deverá ser permitido nunca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *