Categorias
Destaques Gatos

O que fazer quando seu gato não usa a caixa de areia

O seu gato sempre usou a caixa de areia para fazer as necessidades, só que de uma hora para outra começou a preferir outros lugares? Não entre em pânico — esse comportamento pode ocorrer por diversos motivos.

Fique tranquilo e confira abaixo as dicas que vão ajudá-lo a identificar a causa dessa mudança nos hábitos do seu pet.

Os gatos gostam de limpeza

A primeira coisa a fazer, ao identificar essa mudança de comportamento, é verificar as condições da caixa de areia, o que significa que os gatos se recusam a usar um “banheiro sujo”.

É recomendado que a limpeza da caixa de areia, retirando o xixi e o cocô, seja realizada 2 vezes ao dia, de manhã e à noite. E o descarte de toda areia 1 vez por semana, porém, já existem no mercado areias que não necessitam dessa mesma frequência de descarte por conta dos torrões (blocos) de areia mais firmes. Confira opções aqui.

Lembre-se de deixar os potes de água e comida longe da caixinha de areia, pois os gatos não gostam de comer perto de sujeira!

Demarcação de território é coisa séria

Se você tem mais de um gato, é natural que a disputa pelo território exista, e isso pode desmotivar um de seus bichanos a usar a caixa de areia, sobretudo se eles forem do mesmo sexo. Para resolver esse problema é importante que se tenha uma caixa de areia para cada gato e também castrá-los, já que uma vez castrados os gatos tendem a perder o interesse por demarcar território.

Verifique o tamanho da caixa de areia

Tenha em mente que existem vários tamanhos de caixa de areia para gatos, elas não são “tamanho único”. Se a caixa for pequena demais, seu pet pode sentir dificuldade em enterrar as fezes ou, se a caixa for grande demais, ele pode se sentir incomodado com os odores, já que, quanto maior a caixa, mais odores ela armazena.

Observe com cuidado, também, a altura da caixa, procurando observar se ele tem dificuldade de acessar o interior dela.

Verifique a localização da caixa de areia

Outro ponto importante a ser observado é a localização da caixa de areia, pois os gatos são desconfiados por natureza e adoram ter privacidade. Se a caixinha estiver localizada em um ponto de intensa circulação de pessoas ou em uma área muito ampla, mude-a de lugar. Os gatos preferem fazer suas necessidades em lugares mais reservados e silenciosos, pois assim eles se sentem menos vulneráveis.

O desinteresse pela caixa de areia pode estar ligado à saúde

Quando os gatos têm algum problema de saúde, a forma de demonstrar isso é pelo comportamento, incluindo o uso da caixa de areia. Portanto, se você já tomou em consideração todos os outros possíveis motivos e nenhuma das atitudes recomendadas deu certo, leve-o ao veterinário. Desde infecção no trato urinário a problemas de locomoção — principalmente se a caixa for muito alta —, qualquer alteração no organismo do animal pode levá-lo a ter comportamentos fora do comum, então, fique atento!

Fonte: Blog Areia de Gato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *