Categorias
Aquarismo Destaques

Neon Blue Goby, beleza e resistência

Diversos atributos fazem do Neon Blue Goby (Elacatinus oceanops) um peixe interessante para aquaristas marinhos novatos. Parece ter sido o primeiro peixe ornamental marinho a ser criado em cativeiro, destacando-se pelas listras na cor azul incandescente e pela facilidade de manejo, e por ser muito resistente em sistemas fechados. Seu comprimento não passa de 5 centímetros, o que permite mantê-lo em aquário compacto com até 140 litros. Facilmente encontrado nas lojas de aquarismo, é criado em escala em todo mundo. Não ser proveniente de captura é mais um ponto a favor na escolha desse pequeno peixe.

Na natureza

O habitat de Neon Blue Goby está no Oeste do Oceano Atlântico, concentrado principalmente nos recifes de corais da Flórida, nos Estados Unidos. Normalmente, a espécie vive em profundidade média de 1 metro, mas pode ser encontrada até 40 metros abaixo da superfície. É comum ver o Neon Blue Goby fazendo simbiose com peixes de recife de diversos tamanhos. Nessa atividade, ele presta serviço de retirada de ectoparasitas os quais ingere como alimento. A troca é vantajosa para ambas as partes.

Na costa brasileira vive um peixe muito parecido: o Neon Goby Amarelo (Elacantinus fígaro). A diferença está na faixa colorida, em vez de azul, é amarela. A coleta do primo brasileiro é proibida pelo Ibama e até pouco tempo, era quase impossível conseguir uma autorização para reproduzi-lo comercialmente. Mas há notícia de que atualmente existe criação legalizada da espécie no Brasil. Nos Estados Unidos, já criam Neon Goby Amarelo há muitos anos e fazem hibridização dele com o Neon Blue Goby.

Comportamento

O Neon Blue Goby é extremamente territorial, mas somente com indivíduos da própria espécie e do mesmo sexo. No máximo, dá pra ter um casal da espécie no mesmo aquário. Mas, por ser quase imperceptível a diferença entre macho e fêmea, não se deve comprar um par a não ser que esteja junto e conviva pacificamente. Já com os peixes de outras espécies, o Blue Goby não é agressivo. Pelo contrário. Dá mostras de achar ótima a companhia. Passa a maior parte do tempo limpando os colegas dos quais remove pequenos parasitas. É comum ver um peixe se “deitar” na frente dele, sinal de que ele deseja receber o serviço de limpeza.

Ambiente

Habitante de regiões de recife, o Blue Goby prefere aquário com bastante rocha e que abrigue outros peixes de recifes, como Palhaços, Tangs e Wrasses. Gosta de ambiente bem iluminado. Tolera temperaturas de 22 a 28 graus, densidade de água de 1021 a 1026, pH de 8.1 a 8.4 e dKH de 6.0 a 12. Adapta-se aos mais diversos fluxos de circulação da água no aquário.

Dieta

Carnívoro, o Blue Goby come crustáceos e pequenos parasitas em seu habitat. Já em sistemas fechados, todos os peixes marinhos necessitam de dieta variada. No caso do Neon Goby, escolha raçoes com microgrânulos ou flocos que possam ser ingeridos pela boca bem pequena dele.

A escolha

Ao adquirir um Blue Goby não se esqueça de verificar a limpeza do sistema de aquários onde ele se encontra, bem como a saúde dos peixes bem ali estão (verifique toda a bateria de aquários interligados). É essencial que a cor do peixe seja vibrante. Estando tudo aparentemente em ordem, peça para o vendedor alimentar o peixe na sua frente. Comer é uma confirmação de boa saúde.

Quer saber onde encontrar produtos para aquarismo? Acesse www.terrazoo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *