Categorias
Cães Destaques

Maltês, cãozinho para levar no colo

Os bichon compreendem: o maltês, o bolonhês, o bichon de pelo crespo (“a poil frise”) e o havanês. Trata-se de um grupo de raças afins, de origem antiguíssima, tanto que o próprio Darwin as supõe originadas uns 600 anos antes de Cristo.

Mas, observemos cuidadosamente o maltês: antigamente era chamado “cão das damas romanas”, porque era o preferido destas, que lhes davam especial preferência. Não se enganavam: o seu pelo longuíssimo e imaculado se tornava muitíssimo atrativo, sendo, além disso, muito inteligente e afetuoso com o dono, vivaz e expressivo, o que faz dele um cão de companhia de rara perfeição.

As opiniões não coincidem enquanto à origem. Estrabon, geógrafo e literato que viveu no século I a. de C., descreve um cão maltês definindo-o como “canis melitoieus”, por Melita, nome latino da ilha de Malta, da qual – segundo Robin – “partiu para conquistar o mundo”.

Na opinião de muitos, o Maltês contemporâneo descende diretamente do maltês de Estrabon. Outros, ao contrário, discordam; entre eles o barão Hoytart, ilustre investigador das raças caninas europeias de luxo. Sustenta que “…os povos antigos da ilha de Malta ou Melita perto da Sicília, mas chama-lo-ei cão de Melita’ e não Maltês, para não confundi-lo com os malteses modernos, que são absolutamente diferentes dos antigos”.

A origem do Maltês moderno foi buscada no cruzamento do épagneul anão com o caniche, não ou com o cão de Caiena. De tais antepassados derivaria o barbichon, logo chamado bichon. O seu berço parece haver sido a Itália e existem disto abundantes provas.

Temperamento do Maltês

Há muito tempo é o cachorrinho de colo preferido, e o gentil Maltês se encaixa lindamente nesse papel. Ele também tem um lado selvagem e ama correr e brincar. Apesar do seu ar inocente, ele é corajoso e rabugento, e pode desafiar cães maiores. Ele é um pouco reservado com estranhos. Alguns latem muito.

Expectativa de vida: de 12 a 15 anos
Classificação superior: Cachorro
Cor: Branco
Origem: Bacia do Mediterrâneo
Personalidade: Vivaz, Brincalhão, Fácil de lidar, Gentil, Dócil, Responsivo, Destemido, Ativo, Inteligente, Afetuoso
Altura: Macho: 21–25 cm, Feminino: 20–23 cm

Uma resposta em “Maltês, cãozinho para levar no colo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *