Categorias
Destaques Jardinagem

Girassol, uma flor exuberante

As exuberantes flores conhecidas como girassóis pertencem ao gênero Helianthus, nome que significa “flor do sol”, talvez devido a sua forma de sol estilizado.

O girassol comum produz uma flor bem grande, com 20 a 35 cm de diâmetro e a planta atinge até 3 m de altura. As variedades altas podem ser usadas como cercas vivas provisórias, ao mesmo tempo em que fornecem belas flores para a composição de arranjos originais.

Atualmente em vários países, os floricultores cultivam variedades de girassóis com flores de apenas 8 cm de diâmetro, em cores que vão do branco puro até o marrom, passando por muitas tonalidades de amarelo, laranja e castanho. Essas variedades criadas pelos viveiristas apresentam uma altura variável entre 50 cm e 1,2 m, com flores dobradas e singelas. Todas as variedades de girassóis desenvolvem-se satisfatoriamente em solos pobres e, como são plantas bastante rústicas, toleram bem a falta de água e mesmo algum sombreamento.

As sementes devem ser plantadas a 1 cm de profundidade e com cerca de 60 cm de espaçamento entre uma e outra. As mudas crescem rapidamente e por isso não convém iniciar o cultivo em sementeiras dentro de casa, sendo preferível semear diretamente no local do cultivo.

A época de semeadura vai de setembro a novembro e a floração se dá no verão e outono, dependendo da variedade e da época da semeadura. O girassol comum, Helianthus annuus, deve ser tutorado se existirem poucas plantas ao redor. O local de plantio não deve ser batido pelo vento, para evitar que os caules herbáceos se curvem.

Sementes de Girassol estão disponíveis para compra nas lojas Terra Zoo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *