Categorias
Aquarismo Destaques

Dicas sobre substratos de aquário marinho

Além do aspecto decorativo, a camada que forma o piso do aquário de água salgada tem importante influência no bem-estar de seus habitantes.

Não há dúvida de que estética do aquário é influenciada pelo aspecto do seu piso, o chamado substrato. Mas, além disso, o tipo de material utilizado para confeccioná-lo, a espessura da camada, o tamanho dos grãos e os cuidados de manutenção podem fazer muita diferença na qualidade de vida dentro da água.

Para começar, a maior área disponível no aquário para a formação de colônias de bactérias benéficas, aquelas com papel fundamental na filtragem biológica, é justamente o substrato. É também no substrato que buscam abrigo os peixes que gostam de se enterrar. E, ainda, no substrato se desenvolve uma fauna de micro crustáceos, como os copépodes e os amphippodes, e de minúsculos vermes, que os peixes de fundo e os camarões aprendem a comer.

Os mais comuns

Entre os substratos mais encontrados está a aragonita, mineral natural à base de carbonato de cálcio (CaCO3). Outro tipo é o Halimeda, cujos grãos são produzidos com alga marinha seca triturada (apesar de o nacional ser proibido, o importado é permitido). Há ainda conchas e esqueletos de corais moídos. São todos substratos disponíveis em lojas de aquarismo, prontos para o uso.

Granulometria

É importante escolher bem o tamanho dos grãos do substrato. A oferta varia entre 1 e 15 milímetros de diâmetro. Os mais finos são apropriados para peixes que gostam de se enterrar, como Gobies e Wrasses. Mais em aquários com circulação forte de água, como os de corais duros, os grãos pequenos tendem a “voar”.

De outra parte, os grãos maiores não se deslocam com a correnteza, mas dificultam a vida dos animais que se enterram. Minha sugestão é meio termo, com grãos de 2 a 4 milímetros, que se mantém no lugar mesmo com boa circulação da água e, ao mesmo tempo, não atrapalham os peixes que apreciam se enterrar.

Altura

Para abrigar boa quantidade de bactérias desnitrificantes, necessárias para a correta filtragem biológica, é ideal que o substrato tenha de 8 a 12 centímetros de altura. Caso se opte por camada mais fina, consegue-se abrigar bactérias benéficas com eficiência utilizando outra mídia biológica. É o caso das superfícies porosas de cerâmica ou de vidro sintetizado (poroso) presentes em um sump, aquário auxiliar próprio para colocação de equipamentos.

Cuidados

Quanto mais tempo de montagem o substrato tiver, mais ficará maduro e mais vida abrigará, o que tornará o aquário mais saudável. Não se deve, porém, deixar que restos de comida se acumulem sobre a superfície do substrato. A manutenção pode ser feita por meio de aspiração esporádica com sifão ou mangueira fina, tendo o cuidado de só trabalhar a superfície do leito, sem mexer no resto nem aspirar moradores do aquário.

Na Terra Zoo você encontra tudo o que precisa para a manutenção do seu aquário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *